Pelo segundo ano o Grupo Missionário Magnificat (GMM), da cidade de Curitiba, realiza Missões Familiares online.
Barbara Garcia – Motivamos pelo Lema “É tempo da Luz de Cristo!”, durante o carnaval, 65 missionários, agrupados em 9 famílias, se disponibilizaram ao atuar da graça, no serviço missionário! Cada missionário foi convidado a subir e experimentar as graças do Tabor, a fim de, então, irradiar a Luz de Cristo ao mundo!
Os missionários são dos Regionais Paraná, Sudeste e Nordeste. Tivemos missas realizadas nos 3 Regionais, com a presença dos missionários, no Santuário Tabor Magnificar, de Curitiba/PR, Olinda/PE e Jaraguá-São Paulo/SP.
Realizar mais uma edição online de missões desafiou a comissão central. Desta vez, fomos ainda mais longe, missionando em alguns estados do Brasil e até na França!
A tecnologia foi colocada 100% em favor do atuar do missionário e claro como canal de graças, com o objetivo maior de levar Maria e a Luz de seu Filho Jesus Cristo. Foi dado ênfase para a vinculação da comunidade missionária, que tinha como ponto de encontro uma sala permanentemente aberta no Google Meet, além de grupos para as famílias, a comunidade e recados no Whatsapp.
Houve as visitas missionárias online e os terços e missas foram sempre transmitidos para todas as famílias visitadas. A escolha dos lares visitados se deu pelas inscrições em formulário online e fichas físicas, disponibilizadas no Santuário Tabor Magnificat. Por meio do Whatsapp foram realizados contatos prévios e, de manhã e a tarde, a tão aguardada “visita”, por meio da “chamada missionária”. Aproximadamente 30 famílias foram visitadas.
O atuar da graça sempre encontra seus caminhos
O resultado foi muito positivo!
A missionária, Mariana Siqueira, Louveira/SP, nos relata um pouco sobre esses dias missionários: “Já participei de algumas outras missões, jovem e familiares, em versões online e presencial. Bem sei que cada uma sempre tem sua particularidade e que Mãe de Deus nos toca de maneira diferente, de acordo com nosso momento e fase de vida.
Mas, participar das missões com GMM foi uma experiência diferente das demais, mesmo sendo online. A graça do abrigo, que jorra dos santuários, perpassou por toda essa missão. Todos os que chegam ao Grupo sentem essa graça, indiferente de ramo do Movimento em que participa ou de seu local. Minha família missionária, por exemplo, foi um pequeno retrato da grande Família de Schoenstatt Brasil, com membros o regional Paraná, Nordeste e Sudeste.
Com o atuar do Espírito Santo, vinculou pessoas diferentes, com traços de personalidade parecidos, como realmente uma família. Algo muito marcante foi poder realizar a experiencia da partilha na mesa junto com a família. Nessa partilha, que tinha o intuito de meditar a última ceia, pudemos sentar-nos à mesa e realizar uma refeição juntos, partilhar o pão e também nossa vida, proporcionando essa maior vinculação a família espiritual. Além disso, o espirito missionário e a vinculação da comunidade foi muito forte, uma entrega, como se realmente estivéssemos vivendo nossa última missão.
Que assim seja, nossa última missão online! Por fim, trago dessa missão a luz de Cristo, que ilumina não apenas a mim e aos que ali estavam, mas no abastecimento dessa chama continuar a missão na vida diária com o ardor apostólico, para também ser luz.”
A melhor opção que fiz
Tendo participado, pela primeira vez, de uma Missão Familiar, a missionária Tânia Lima, Curitiba/PR, conta: “Participar das missões foi ótimo, uma alegria. Como nunca tinha participado, estava com receio. Mas, foi a melhor opção que fiz. A Família de Schoenstatt é acolhedora e carinhosa. Quando entrava na sala, não dava vontade de sair. Ver as pessoas de outros regionais conversando, rindo e cheias de Deus foi uma experiência maravilhosa. Realmente, a Mãezinha fez maravilhas, juntou várias regiões e pessoas, unindo os corações em um propósito de levar Deus para as pessoas. Todos os dias foram especiais, regados com muito carinho e amor. Tenho muito que agradecer, pois eu também fui missionada e vivenciei muitas maravilhas do Senhor. Fiz novas amizades e estou feliz por acreditar que navegar em águas mais profundas de Schoenstatt transforma. Gratidão família querida!”
Que a luz de Cristo se irradie e nos impulsione a transfigurar a realidade hoje
Gisele e Handrey Prosdócimo, Curitiba/PR, destacam: “Esse ano, as Missões Familiares vieram reascender, em nossa família, o ardor missionário e impulsionar-nos como labaredas na missão que o Senhor nos confia a cada dia. Fortaleceu-nos no Espírito de Comunidade de Schoenstatt, com a vinculação àqueles que estão tão próximos a nós, em nossos próprios ramos, mas também com missionários de diferentes regiões do Brasil e de fora dele. Aumentou ainda mais a nossa confiança filial, na certeza do nosso SIM. Como instrumentos da Mãe de Deus, superando todos os obstáculos, para que a luz de Cristo se irradie e nos impulsione a transfigurar a realidade hoje!”
No ano passado o GMM foi bastante inovador, com a proposta de um capitalário totalmente online, para este ano tivemos um ‘upgrade’. O aplicativo das Missões Familiares do GMM teve uma nova forma de interação, proporcionando mais proximidade e interação entre os missionários e a comunidade missionada. Foram mais 4,5 mil visualizações, com o aplicativo sendo acessado por 230 pessoas diferentes. Agora, todo o material formativo está ali, como registro e fonte de consulta aos missionários.
Encerramos as missões com o coração ardente da Luz de Cristo e o desejo latente de “incendiar” todo o Brasil e quem sabe mais além! “Faz de nós Mãe Querida a Família Tabor!”, pois é “Tempo da Luz de Cristo!”
* Barbara Garcia pertence a Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, em Londrina/PR.
Fotos: GMM