Ir. M. Nilza P. da Silva – Há tempos em que não basta termos consciência de que, pelo batismo, nos tornamos missionários. Mas, é preciso estarmos empolgados pela missão. Esse tempo em que vivemos: Só o verdadeiro empolgamento pela missão, recebido pelo Espírito Santo, dá sentido a nossa vida de cristãos schoenstattianos.
Mas, a situação atual é tão séria que “sozinhos não podemos transformar o mundo, não o podemos conquistar (para Cristo). Só uma pessoa pode renovar o mundo e essa pessoa é a Mãe de Deus”, diz nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. “Nossa tarefa é anunciar ao mundo a mensagem de Schoenstatt, levar a MTA ao povo. Não podemos trabalhar apenas com contribuições silenciosas para o capital de graças, precisamos também anunciar Schoenstatt.”[1]
Todos os dias podemos anunciar Schoenstatt e levar a MTA às pessoas, mas, quando fazemos isso juntos, sem dúvidas nosso ardor missionário se acende em labaredas. É o que experimentaram alguns membros da Família de Schoenstatt, que participaram das Missões Familiares, no início desse mês. Eles partilham isso conosco:
Essa é a missão do Tabor!
Quando decidimos participar não sabíamos como seria, mas demos o nosso sim confiantes e queríamos muito fazer parte destas missões e ter um contato maior com o Cristo Tabor, em cada lar, e iniciar a quaresma fazendo algo pelo próximo e, por reflexo, em nós mesmos.
Participar das Missões Familiares 2022 para nós foi algo de muita importância, pois sempre temos vontade de evangelizar outras famílias, levando o carisma de Schoenstatt, e também de aprender com elas. O fato das missões terem sido online e não presenciais, não diminuiu em nada as emoções, trocas e lições vividas e aprendidas.
No Regional Nordeste, nunca fizemos missões familiares e nas visitas missionárias tivemos o privilégio de encontrar famílias do Movimento (de Schoenstatt, com quem aprendemos mais do que evangelizamos e também encontramos famílias que estavam precisando de um acalanto do bom Deus e do colo da Mãe.
Nesse ano, que se comemora 75 anos do nosso Ideal Tabor, a Mãe nos pede esta graça do encontro com o Cristo e nos pede também a graça da transfiguração. Ela abre as portas e temos a certeza de que quando um coração se entrega, nossa Mãe faz coisas grandes.
Pelas palavras do nosso Fundador cremos que “A Mãe de Deus quer revelar aqui suas glórias. Sua glória consiste em fazer com que Cristo possa subir novamente ao trono. Precisam acontecer milagres de transformação, precisamos nos transformar em milagres vivos”.
Maria Claudia Pontes Barbosa e Paullu Joseph Barbosa de Melo
Liga de Famílias, Santuário de Olinda
No ano que vem quero fazer tudo de novo!
Em meio a tantas incertezas e inseguranças, decidi participar das Missões Familiares de Maringá, que se realizaram presencialmente, num ato de ousada confiança. De início, fiquei com medo dos riscos de pegar Covid, ao pegar um ônibus e viajar a noite inteira. Mas, entreguei tudo à Mãe e ela me surpreendeu imensamente.
Nesses poucos dias, em que estivemos em São Pedro do Ivaí:PR, fiz grandes amizades, ganhei uma nova família e aprendi muito.
Os sacrifícios que oferecemos nesse tempo me fizeram crescer, me deram força para continuar meu caminho de santidade e testemunho na vida cotidiana e me ensinaram a valorizar o que tenho.
Cada uma das pessoas que visitamos me ensinou algo e abriu minha mente e coração. Os momentos de espiritualidade foram muito profundos e de grande importância para mim. Terminei esse carnaval cansada, mas com a certeza de que ano que vem quero fazer tudo de novo!
Luiza Costa, Juventude Feminina de Schoenstatt, Vila Mariana – São Paulo/SP
Uma confirmação
Participar de uma missão depois de tanto tempo, para mim, foi uma experiência de confirmação. Confirmar que o apostolado está no cerne da vida em Schoenstatt e que, a partir desse “IDE”, é que se mantém vivo o fogo da missão. Além disso, a vivência familiar com pessoas de outros Ramos e Institutos foi enriquecedor, para se aprofundar na espiritualidade e na consciência de unidade em Schoenstatt.
Nicolas Facchiano Engel, Juventude Masculina de Schoenstatt, Caiabu/SP
Aprendemos muito
Realmente é difícil de expressar. Foi maravilhoso estar com vocês. A gente sai da realidade e isso faz muito bem. Nosso dia a dia é muito corrido cheio de incerteza é uma busca constante de algo que nem nós mesmo conhecemos. Foi maravilhoso conhecer pessoas novas, viver uma realidade diferente da nossa. Sentir que tem muitos com sede de Deus. Jovens como vocês, vestindo a camisa, partilhando o pouco conhecimento, com os mais simples. Aprendemos muito. E com certeza queremos estar juntos em 2023.
Rosangela Canavarro
A missão de Schoenstatt é a missão de Maria: abrir caminho para Cristo
A sexta edição, das missões familiares Schoenstatt, na Paróquia São Pedro Apóstolo, sem dúvida foi uma experiência ímpar. Foram dias de muitas graças e bênçãos para toda comunidade, de forma especial para as famílias, que tiveram a oportunidade de receber em suas casas a visita dos missionários.
Sem dúvida, esse evento onde famílias e jovens se uniram para levar o querigma às pessoas missionadas, cumpriu seu objetivo. Pois, após dois anos sem atividades, por conta da pandemia, as pessoas precisavam revisitar a experiência do amor de Deus, pela presença desses canais de graças em suas vidas.
Os momentos celebrativos e de espiritualidade com a comunidade missionária, tanto na matriz como no alojamento e nas diversas atividades, ocorreram com muito esmero e profundidade. Toda a dinâmica desses dias estava voltada para a vivência do tema das missões: “Portadores de Cristo, nova rocha para a Igreja”, que atingiu seu objetivo sem dúvida.
Acredito que as missões possibilitaram para todos, tanto para quem participou como os paroquianos, um momento de reavivamento espiritual. Esse foi o primeiro grande evento, desde que a pandemia começou, em uma cidade muito receosa por conta das marcas deixadas pela Covid-19.
A experiência sem dúvida vai possibilitar muitos benefícios para a nossa comunidade. Ouvindo os comentários do povo de Deus, é só agradecimentos e elogios pela realização das missões, aqui em São Pedro do Ivaí/PR. Sem dúvida para a Família de Schoenstatt de Maringá e, por que não, para toda a família no mundo inteiro, as missões não foram mais um evento qualquer. Mas, foi meio pelo qual a Providência de Deus se serviu, para edificar a Nova Terra Mariana na Arquidiocese de Maringá, onde a Mãe Três Vezes Admirável, que habitar em seu Santuário, pela contribuição ao Capital de Graças.
Ao término da missão, fica o gostinho de quero mais de todos os envolvidos. Com certeza já iniciamos a contagem regressiva para a segunda edição, nos confiando na Providência de Deus e na intercessão da MTA, que nos conduzirá até o próximo ano. Eu, Pe. Valdinei Rodrigo, só tenho a agradecer, em nome da paróquia, pela escolha de nossa comunidade para a realização das missões.
Pe. Valdinei Rodrigo Biassi, pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, que recebeu as missões
Assim se realizam as palavras de nosso Fundador: “A marcha de vitórias deve ser o objetivo que nos une em todas as situações. Queremos conquistar nossa terra, queremos conquistar nossos ideais, entregar tudo por eles. ‘Onde jubilosos estão prontos a entregar por amor o sangue e a vida’ (RC 605). Precisamos ser corajosos! A confiança heroica nos dá a certeza da vitória! A Mãe de Deus, Senhora da Aliança, nos protege, nos ajuda e nos abençoa.”[2]
Fotos: Mariane Teles
– – – – – –
[1] Coleção Brasil Tabor: Tabor nossa missão
[2] Coleção Brasil Tabor: Tabor nossa missão