Paloma Cristina Guimarães de Souza – Nossa sociedade necessita de “Homens Novos”, fundamentados na pedagogia de Schoenstatt, que transfigurem a esperança.
Para entender-nos sobre o exposto, lembremos o conceito de Homem Novo:
“Este homem novo, marcadamente mariano, é um homem chamado a superar uma cultura individualista e sem alma; é um homem no qual o amor – lei fundamental do universo – se manifesta em todo seu poder. Uma cultura onde os valores do coração e do amor têm relevância e superam nossa cultura ‘hipervirilizada’.”
Uma das formas da Obra de Schoenstatt se empenhar na educação do Homem Novo são os diversos Centros de Educação Infantil, pois, ali a criança dá seus primeiros passos na formação de sua personalidade frente a uma comunidade diferente do habitual. Trata-se de ajudar a firmar os fundamentos para ajudar a transfigurar a realidade social.
No Centro de Educação Infantil Semente de Vida, ajudamos na construção de uma nova sociedade de homens novos, visto que, pautamos por uma educação católica e personalizada, a fim de atender cada criança de forma individual, para que ela se sinta acolhida e seu processo de desenvolvimento/aprendizagem seja satisfatório e seguro, criando vínculos afetivos, além de uma boa comunicação com a família.
Por meio da cultura da Aliança, os profissionais de nossa instituição seguem o nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, e se doam de coração para esta nova formação do “Homem Novo”. Repetem o que disse Pe. Kentenich:
“Estou a vossa disposição com tudo o que sou e tenho, mas principalmente com o meu coração… Nós queremos educar-nos juntos.”
O convívio com outras crianças colabora para que, desde pequenas, as crianças criem vínculos sociais e percebam sua corresponsabilidade para uma boa atmosfera. É o que acontece, por exemplo, com o pequeno Luiz Maciel. Sua mãe, Dalila Gabriela S. B. Maciel diz: “Meu filho está aprendendo e se desenvolvendo. Antes, ele não gostava muito de dividir sua comida, hoje ele já divide tudo que ele come.”
É fundamental que a atuação de Schoenstatt nesses cetros seja unida a família do educando. Kally Rhamany Gregorio dos Santos, mãe dos alunos Victor e Eduard, do Semente de Vida, diz: “O laço social que a instituição realiza com a família é primordial criando assim uma parceria para o desenvolvimento de cada criança.”
Nosso mundo necessita de pessoas que transfigurem a esperança, o amor, a alegria e a vida em família. Então, uma das melhores formas de contribuir para isso são os Centros de Educação Infantil, comprometidos com uma educação com vínculos, pela intercessão da Mãe de Deus, nossa maior educadora.
Fotos: Centro de Educação Infantil Semente de Vida (autorizada pelos pais)