Conheça o projeto para o novo espaço
Karen Bueno – Após um anúncio de mudanças, o Santuário de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul/RS foi provisoriamente montado, no mês de outubro de 2020, no centro da cidade (relembre esse fato aqui). Desse período até agora, ainda não estava definido o local onde o Santuário seria reconstruído.
Em nota, as Irmãs de Maria, portadoras jurídicas deste Centro, e o Conselho Diocesano da Família de Schoenstatt comunicam que o terreno já foi escolhido e está sendo preparado: “O novo espaço, localizado em área mais central, oferece as condições para a construção do Santuário e também da infraestrutura necessária para acolher os peregrinos e integrantes do Movimento de Schoenstatt para suas atividades. É de fácil acesso tanto aos moradores de Santa Cruz do Sul quanto aos que virão ao Santuário de outras localidades”.
Atualmente, o terreno passa por limpeza e adaptação. Ele fica situado na esquina das ruas Fernando Abbot e Rui Barbosa, no bairro Goiás.
Os presidentes do Conselho Diocesano do Movimento, Luís Marcelo Ferro Zago e Cláudia de Castro Pereira Zago, nos contam mais informações em entrevista:
Quais foram os critérios para a escolha do novo terreno do Santuário?
Fácil acesso para as pessoas, lugar calmo por causa do ambiente de oração, num bairro com vizinhos próximos…
Por que essa nova área é mais interessante que a anterior?
Justamente porque o novo terreno se enquadra nos critérios citados. O antigo local não oferecia mais condições para que o Santuário cumprisse sua missão. E agora há a alegre expectativa e perspectiva de construção, de avanço no trabalho. E esperamos que, num tempo não tão distante, possamos oferecer aos devotos de nossa querida Mãe e Rainha essa fonte de graças e bênçãos, esse oásis de paz que é o Santuário.
Como está o envolvimento da Família de Schoenstatt nesse processo?
O envolvimento da Família de Schoenstatt está ativo, há uma vida de oração muito intensa e profunda, como: adorações, terços diários no “Santuário provisório”, no interior da casa Irmãs. Mensalmente a Família de Schoenstatt tem feito as “24 Horas para o Senhor” e isso já há mais de um ano. Podemos dizer, com toda a convicção, que o Santuário já está cumprindo sua missão de ser um local de oração e encontro com Deus. Diariamente mais pessoas visitam e entregam à Mãezinha suas intenções, necessidades, pedidos pela saúde e também há os que vão para respirar a atmosfera de paz e bênção que dimana do olhar terno e carinhoso de nossa Mãe Três Vezes Admirável, ou simplesmente para ficar mais perto de Jesus na Eucaristia. Também estamos aumentando as Ligas, isto é, formando novos grupos de famílias, Mães, Juventude, Apóstolas de Maria… E estamos abrindo o espaço para consagração de crianças, noivos etc. Ainda precisamos aumentar o número de peregrinos, mas isso acontecerá na medida em que pudermos oferecer uma melhor infraestrutura no novo espaço.
Quais serão os passos futuros a partir de agora?
Em ralação aos passos futuros, temos muito trabalho pela frente. Agora o primeiro passo é limpar o terreno, começar a dar forma e beleza para o fim que desejamos, que é adequar o espaço, a fim de que se torne “um lugar onde é bom estar”, um Tabor de Cristo e da querida Mãe de Deus. Nosso sonho é, se Deus assim quiser é claro, que na ocasião da celebração dos 75 anos da visita do Pai e Fundador a Santa Cruz, que foi a 5 de maio de 1947, nesse mesmo dia de 2022, possamos realizar a Bênção do terreno. Até lá precisamos unir forças e colocar mãos à obra. Mas, somos muito gratos a querida Mãe por todo caminho realizado até aqui. Essa gratidão se estende a todos os que trabalharam incansavelmente, rezaram, ofereceram suas contribuições ao Capital de Graças e, acima de tudo, acreditaram e permaneceram fiéis e confiantes e, não em último lugar, àqueles que contribuíram como benfeitores, e são tantos. Também dizer que continuamos contando com a generosidade de cada um. Só podemos elevar a Deus um hino de gratidão por tudo. Com nosso Pai e Fundador, o Pe. José Kentenich, podemos dizer: Por tudo, tudo cordialmente ó Mãe te agradecemos, o que seria de nós sem Ti, sem teu cuidado maternal.