Um dia de reencontro e definição de metas
Vinícius Cruz / Maria Dolores Melo – Sábado, 26 de março de 2022, o Santuário Tabor da Redenção da Família, no Rio de Janeiro, abriu suas portas para acolher as lideranças do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Após dois anos de pandemia, todos puderam se reunir no Tabor – onde é bom estar!
Dirigentes das Ligas e Uniões, coordenadores dos Vicariatos e Foranias das quatro Dioceses (Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Nova Iguaçu), os integrantes do CEFAF ( Centro de Formação e Assistência às Famílias Padre José Kentenich), representantes do THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha) estiveram reunidos para iniciar oficialmente as atividades e abrir os trabalhos para o decorrer do ano de 2022. Eram 150 pessoas que, de corações abertos e cheios de esperança, viveram com intensidade o tema “ Família Tabor, transfigura hoje a realidade!”.
O dia ofereceu palestras, momentos de emoção com testemunhos, uma manhã de formação e oração.
O Encontro iniciou às 9 horas com a Santa Missa presidida pelo Pe. Adilson Costa, capelão da Paróquia Militar do Campos dos Afonsos, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em sua homilia, recordou conteúdos sobre os quatro elementos do Ideal Tabor.
Após a celebração e o “Coffee break”, a assessora Ir. M. Dioneia Lawand, dando prosseguimento ao Encontro, falou sobre o fato histórico do Ideal Tabor e o que significa, para os schoenstattianos brasileiros, ser Filho e missionário do Tabor. Ir. M. Dioneia também explicou sobre a “Taborfest”, dizendo:
“A Família de Schoenstatt do Brasil se aproxima da celebração do jubileu de 75 anos da proclamação do Ideal Tabor, seu ideal nacional. Esta edição se reveste de um grande desafio: em vez de um evento centralizado, a proposta é promover a celebração em todos os Santuários Filiais do Brasil ao mesmo tempo”.
Em seguida, Mercedes Querol, dirigente da Liga das Mães, apresentou o passo a passo de como instalar o App da Taborfest no celular, mostrando os conteúdos, os símbolos e a necessidade de divulgação e participação neste evento.
Após essa dinâmica, chegou a hora de apresentar as Metas do Santuário Tabor Redenção da Família para 2022. Maria Dolores Melo, presidente do Conselho Local da Família de Schoenstatt, diante de todos os conteúdos já trabalhados, sintetizou que “ transfigurar a realidade hoje” indica um olhar generoso para dentro de nós mesmos para melhor definir e situar a nossa realidade; indica que precisamos nos esforçar para viver uma “vida em Aliança de Amor”. Com estas propostas, nasceram as metas para este ano:
– Conduzir muitas pessoas a selarem a Aliança de Amor e a instituírem seus Santuários Lares;
– Fortalecer o grupo de Formadores;
-Preparar a Família Tabor para Abertura do Ano Jubilar de 25 anos do Santuário Tabor Redenção da Família;
-Motivar a Família do RJ para participar do Estudo do Ano.
Após a apresentação das metas, Joelma Melo, membro da União Apostólica Feminina, contagiou a todos com seu testemunho sobre a vida de Aliança, como uma policial civil, vivida dentro uma Delegacia de Polícia.
O encontro se encerrou com uma peregrinação ao Santuário e com a oração de envio, rezando juntos, diante da Cruz da Unidade e da Lâmpada da Missão: “Mãe, Envia-nos! Ajuda-nos a sermos instrumentos aptos em suas mãos. Ajuda-nos a transformar a sociedade para que o Brasil e o mundo inteiro se tornem um Tabor!”