Ele esteve em Jacarezinho entre os dias 25 e 28 de abril de 1947
Maria de Lourdes Bueno Elias / Cristina Mascari – “Estávamos em Jacarezinho/PR. Essa cidadezinha, de 5.000 habitantes, tem uma localização muito bonita. A culminância é o belo Ginásio Cristo Rei, recém-concluído, que sobressai a todas as outras construções” – relato (12/06/1935) das pioneiras Irmãs de Maria de Schoenstatt que chegaram ao Brasil.
Jacarezinho foi a primeira cidade, o primeiro lar a acolher as 12 pioneiras Irmãs de Maria de Schoenstatt, em 12 de junho de 1935. Elas instalaram-se no Colégio Cristo Rei, pertencente aos padres Palotinos. Neste local foi celebrado, pela primeira vez no Brasil, o Dia da Aliança de Amor, 18 de outubro, com o simbólico “Ato do Tijolo”, no refeitório do Colégio, onde 12 velinhas circundavam um tijolo sobre a mesa (saiba mais).
No início tudo foi muito difícil, longe da pátria e da família, idioma estranho, novos costumes, alimentação, clima, enfim, tudo diferente. Somente o ardor e a consciência de missão, a fé na Divina Providência e a confiança na MTA fizeram com que todas as dificuldades fossem superadas. Era a garantia do “Nada sem Vós, nada sem nós”.
Após doze anos longe do Fundador, as Pioneiras celebraram, enfim, a presença dele em terras brasileiras. Em Londrina, no dia 20 de abril de 1947, Pe. José Kentenich definiu o ideal Tabor como missão para o Brasil. Prosseguindo a viagem, esteve em Jacarezinho entre os dias 25 e 28 de abril do mesmo ano, onde se encontrou com as doze Pioneiras, no Colégio Cristo Rei.
São palavras do Fundador para a Família de Jacarezinho:
“Precisamos ser despreocupados e preocupados. Despreocupados na Aliança de Amor e preocupados apenas em levar vitoriosamente a mensagem de Schoenstatt ao mundo inteiro. Queremos conquistar o Tabor no Brasil, pois a Mãe de Deus quer revelar suas glórias! Não precisamos fazer mais nada senão sermos despreocupados e preocupados!” (25 de abril de 1947, Jacarezinho-PR).
“A Mãe de Deus deve revelar suas glórias e nós devemos anunciar a mensagem de Schoenstatt ao mundo inteiro”. (27 de abril de 1947, Jacarezinho/PR)
Aqui em Jacarezinho, Deus e a MTA têm operado maravilhas em nossas vidas e em nossa história. A prova mais contundente de que Deus está agindo neste lugar foi a conclusão do Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt, cuja inauguração aconteceu em 18 de outubro de 2008 – e assim o Brasil cada vez mais vai se tornando um mundo novo através de Schoenstatt.
Desde 1935, com a chegada das doze Pioneiras, sabemos que “Somos herdeiros de um grande passado; portadores de um grande presente e construtores de um grandioso futuro” (Pe. José Kentenich).
nasci em Riberão do Pinhal, família oriunda de Barra Grande, hoje Guapirama,
passei minha infância em Jacarezinho, estudei no Colegio Cristo Rei na década
50, tenho minhas melhores lembranças, e tambem estudei no Colégio Madalena
Sofia, tenho lembranças de minha primeira professora, Zilda Benedet, muito exi
gente e ótima proferrora, sou empresario da construção civil em Curitiba, só boas lembranças da
vila São Pedro, ajudei a levar a cruz no morro do mesmo bairro, brinquei por toda
a região e tenho formação religiosa, me lembro muito do Padre Mateus, muito bincalhão
Parabens, queridas Ude e Cristina. Gostei de ler o seu artigo. Continuem a reviver e a construir a história de Schoenstatt no Brasil. Deus as abençoem! Ir. M. Fernanda L. Balan