Celebração dos 75 anos do Ideal Tabor pela Família do Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja
Paloma Resende Romero – A celebração do TaborFest no Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio/PR, começou na quarta-feira, 20 de abril, com uma noite de luz – momento em que se relembrou e vivenciou a história, vida e missão do Ideal Tabor. Para que esse momento fosse enriquecido, os presentes acenderam as suas lâmpadas no Círio Pascal, como expressão do compromisso de levar a Luz de Cristo, o Filho heroico e muito amado, ao mundo.
Com as velas acesas, levando a luz, todos dirigiram-se ao encontro da estátua do Pe. José Kentenich, presente no pátio do Santuário, onde ardem sete tochas, as quais representam os dons do Espírito Santo, fogo que inflama os corações e impulsiona a assumir a missão dada pelo Pai e Fundador. Neste momento, pediu-se a benção da missão ao Pe. Kentenich, que foi quem presenteou a missão do Ideal Tabor ao Movimento de Schoenstatt do Brasil.
Em seguida, cada representante de ramo tomou em suas mãos as tochas, como sinal da disposição em assumir a missão de ser Luz para aquecer e iluminar o mundo. Cada representante de ramo acendeu uma lâmpada, com o intuito de que essa permaneça no Santuário Lar de cada Ramo (sala).
A este momento seguiu uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, com orações, cantos e adoração silenciosa, encerrando com a entrega à Mãe de Deus, no Santuário.
Na manhã do dia seguinte (21), a Família de Schoenstatt local se reuniu, novamente, no Santuário. Após um momento café da manhã, todos juntos assistiram à vivencia transmitida a partir do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, de Londrina, colocando-se em sintonia com toda a Família de Schoenstatt do Brasil. A esta vivencia seguiu um momento para a vinculação dos que ali se encontravam, com a realização de um quis; nele, dois grupos tinham que formular respostas para as perguntas feitas em união.
A Jufem Natália Tonhato, que estava presente no momento, relata “Estar junto com toda Família de Schoenstatt de Cornélio Procópio para participar do TaborFest foi uma grande alegria. No momento da transmissão foi muito lindo ver todos reunidos para assistir e participar desse evento, o qual foi extremamente rico e emocionante. Além disso, a vinculação com todos os ramos do Movimento foi maravilhosa, o jogo de perguntas e respostas que surgiu após o TaborFest animou e nos fez sentir muito próximos, como família.”
Para que o momento fosse completo, foi celebrada a Santa Eucaristia, presidida pelo Pe. Oriswaldo Calandro, pároco da paróquia São Pedro, da cidade de Rancho Alegre/PR. E para estreitar a vinculação, a festa encerrou-se com um almoço com toda a família, para que o corpo fosse abastecido, da mesma maneira que a alma e o espírito já tinham sido anteriormente.