Uma primeira semente surgiu neste recanto
Adelmo e Ana Paula Dal Pozzolo / Ir. M. Rosequiel Fávero – Recordando o Ideal e a Missão Tabor, em profunda união com todo o Movimento Apostólico de Schoenstatt brasileiro, a Família de Santa Maria/RS realizou uma vivência sobre o sentido deste Ideal. Como parte das celebrações do TaborFest III, foram relembrados os seus quatro elementos vitais: O Tabor Bíblico, o Santuário Tabor, o Filho Tabor, que é Cristo, e, finalmente, o quarto elemento o próprio Ideal Tabor – que se tornou a missão brasileira da família schoenstattiana.
A história de Schoenstatt registra que, durante a primeira visita de Pe. José Kentenich ao Brasil, ele realizou palestras e conferências para as Irmãs de Maria. A partir destes ensinamentos, as Irmãs foram motivadas a refletirem sobre o ideal e missão que assumiriam com a província que estava sendo fundada no Brasil. Encantadas com as reflexões sobre o Hino da Minha Terra chegaram ao nome TABOR. A crônica das Irmãs recorda que foi Ir. M. Emanuele Seyfried, em um cantinho muito especial no quintal do Santuário de Santa Maria, que sugeriu o nome TABOR! A aceitação por parte das coirmãs foi imediata e unânime. Viajando pelas cidades onde as Irmãs de Maria estavam naquele ano, a reflexão foi repetida e sempre de novo o nome Tabor foi calorosamente aceito. Assim que em 20 de abril de 1947, em Londrina/PR, este ideal foi confirmado e solenemente proclamado pelo Pai e Fundador.
Nesta tarde de encontro do dia 21 de abril de 2022, foi apresentado à Família de Schoenstatt de Santa Maria o pequeno recanto onde Ir. M Emanuele sugeriu às coirmãs o nome Tabor. O local foi restruturado pelas Irmãs como um espaço de convivência e reflexão, onde está instalada uma gruta com a imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Assim, como ponto alto da vivência deste dia 21, a Família ofereceu a coroa para a Mãe de Deus nesta ermida sob o título de “Rainha Coração do Ideal Tabor Para o Mundo”, pois foi neste local, sob a luz do Espírito Santo e pelas graças Mãe e Rainha, que surgiu a primeira semente deste ideal para o Brasil.
“Cuidaremos que não somente nossa pequena família, mas o Brasil todo, sim, grande parte do mundo – até podemos crer que o mundo inteiro, um dia, se tornará um Tabor de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt” (Pe. José Kentenich, a 31 de maio de 1967, em sua última mensagem ao Schoenstatt brasileiro).