Ir. M. Nilza P. da Silva – Só Deus sabe medir o tanto de dor que cada ucraniano leva em seu coração, ao cruzar as fronteiras se seu país. Só na Polônia, já são mais de 1 milhão os que entraram trazendo, junto com as poucas coisas, a insegurança, o medo e a incerteza. É bela a atitude dos que se dispõe abrir seus lares, para oferecer-lhes lar e uma base, para que possam recuperar-se e refletir como continuar a vida.
Desde o começo, as Irmãs de Maria de Schoenstatt, de Varsóvia e arredores, assim como Maria, colocaram-se a caminho para servir essas famílias. Pouco mais de 200 Km separam Varsóvia da divisa entre a Polônia e a Ucrânia, o que possibilita que a viagem não seja tão demorada. Várias das casas das Irmãs se tornaram lar para os ucranianos. Além do abrigo natural e do apoio humano, eles podem também rezar junto da Mãe e Rainha e receber as forças do céu, deixando em seu coração materno toda dor, perdas e suplicar pelos parentes e amigos que deixaram na pátria.
Há uma semana, os Padres de Schoenstatt também abriram as portas de suas casas e a Família de Schoenstatt polonesa se move para dar um novo lar às famílias que tem que fugir do próprio país para proteger suas vidas. O trabalho de acolhida é organizado junto com a Igreja e o Governo polonês.
“Trabalhamos, organizamos, planejamos. Mas diante da guerra e da ameaça, temos que viver aqui e agora. Como Família de Schoenstatt fazemos isso de acordo com o nosso lema do ano: ‘Aqui e agora – alegres, fortes e confiantes em Deus’,” diz o Pe. Arkadiusz Sosna. O padre diz também que “as histórias da fuga da Ucrânia são surpreendentes e deprimentes. Ouvi a história de uma mãe que fugiu com a filha de seis anos. Esta mãe está grávida de cinco meses. Andou 15 quilômetros, à noite e com muito frio. O marido ficou para lutar. E há muitas histórias deste tipo.”
Rezemos pela paz e para que a Mãe de Deus abençoe todos os que ajudam os refugiados e os que buscam uma solução para esse conflito.
Fonte: schoenstatt.com
Ótimo o acolhimento das Irmãs shoentatianos aos refugiados da Ucrânia. Este do carisma da obra de Shoenstatt o amor acolhedor porq a Mãe de Deus ensina o q Jesus pede a Deus filhos.Amem
Sim obrigado Pai fundador da obra de Shoenstatt Pe José kentinich Amém