No Ano Santo Jubilar da Igreja, 2025, acontecerá a coroação da Rainha de Belmonte
Pe. Marcelo Adriano Cervi – Há momentos em nossa vida e em nosso caminho espiritual que são tão importantes que irradiam uma luz especial, uma atmosfera profunda, sobre nós e sobre os outros. Uma delas é a coroação da Mater Ter Admirabilis (MTA).
Assim surge e ideia da coroação da Mãe no Santuário de Belmonte, em Roma/Itália, como Mater Ecclesiae (Mãe da Igreja) – um evento ao qual queremos tornar-nos peregrinos devotos.
A ideia da coroação de Maria no seu Santuário de Belmonte foi apresentada e aprovada pela Presidência Geral da Obra de Schoenstatt. No dia a 23 de abril de 2022, a Equipe de Coordenação – grupo composto por 18 participantes de vários países, representando diferentes línguas e áreas geográficas, sob a direção do Reitor do Santuário de Belmonte, Pe. Marcelo Cervi – reuniu-se para iniciar o processo de preparação para a coroação da MTA como Rainha de Belmonte, prevista para o Ano Santo de 2025, coincidindo com o 60º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II.
Motivações:
Após a invocação da presença do Espírito Santo, surgiram as razões para oferecer a coroa a Maria pela sua assistência e proteção. Em particular uma corrente de oração:
• Pela renovação da Igreja de acordo com o Concílio Vaticano II (Padre Kentenich prometeu a Paulo VI que o Movimento de Schoenstatt trabalharia para isso);
• Pela abertura e desenvolvimento definitivo do Centro Internacional de Schoenstatt de Belmonte e para a sua missão, que ainda não foi descoberta e levada a cabo;
• Pelo fim da pandemia e para a superação das crises econômicas e sócio-psicológicas por ela provocadas;
• Pela paz no mundo e para o futuro do nosso planeta;
• Pela Causa de Beatificação do Padre Kentenich;
• Pelo reconhecimento do carisma do Movimento de Schoenstatt na Igreja e no mundo.
O espírito com o qual coroamos
Coroar não significa apenas colocar um objeto precioso sobre a cabeça da Mãe de Deus, mas representa um ato de confiança, de entrega das nossas dificuldades nas mãos de Deus e nas mãos de Maria. O Padre Kentenich costumava dizer: “Quando estiveres em dificuldades, coroa a Mãe de Deus.”
Coroar é também uma expressão de gratidão; é um sinal de unidade e de testemunho; a coroação significa renascer e, portanto, é uma contribuição para a Igreja, especialmente em tempos de crise, para revigorar e fortalecer a fé de todos os fiéis.
Uma chuva de primeiras ideias sobre a forma da coroa
A mensagem a ser transmitida será então concretizada num símbolo, numa coroa, cuja forma ainda não foi definida. A do Santuário Original? A coroa delta? A coroa de doze estrelas? Uma coroa diferente?
O carácter internacional do Santuário de Belmonte sugere que todas as realidades de Schoenstatt que surgiram nos diferentes países podem participar na escolha do modelo da coroa. Para obter bons resultados, devemos ajudar-nos uns aos outros!
Por isso, convidamos todos a enviar-nos reflexões, pensamentos e sugestões sobre a coroação e sobre o modelo da coroa, tendo em conta tanto a imagem da Igreja das novas margens, segundo a visão do Padre Kentenich (visão da Igreja pós-conciliar), como a missão do Santuário MATRI ECCLESIAE de Belmonte. Podem enviar-nos os seus pensamentos por e-mail para o seguinte endereço: schoenstattromabelmonte@gmail.com