Orientação do postulador da causa de beatificação do Pe. Kentenich
Ir. M. Nilza P. da Silva – Este é o conselho do Papa Francisco,[1]referindo-se ao que espera da Família de Schoenstatt, em relação ao Pe. José Kentenich. E continua a enfatizar sobre a importância de “manter vivo o carisma fundacional e saber transmiti-lo aos mais jovens. A mim também me preocupa, que mantenham o carisma e o transmitam, de tal maneira que siga inspirando e sustentando suas vidas e sua missão”
Isso vale tanto mais hoje, pois, como continua a dizer o Papa, a “incompreensão e a rejeição que teve que sofrer o Pe. Kentenich”. Segundo ele, “é o sinal dos profetas… suportar na vida ser deixado de lado, rejeitado, sem se vingar com a língua, com a calúnia e a difamação”.[2]
Podemos esperar, como fruto de Pentecostes, o que diz Pe. Kentenich sobre o Espírito Santo, referindo-se aos apóstolos, seguidores de Jesus: “Ele deve conduzi-los a toda verdade e fortalecê-los para ações apostólicas corajosas.”[3] Continuamos alegres e confiantes a testemunhar a autenticidade da vida de nosso Fundador.
A causa pela beatificação do Pe. Kentenich
É o que nos estimula também Pe. Eduardo Aguirre, atual postulador da Causa de Beatificação, ao indicar-nos como podemos colaborar com o processo de beatificação do Pe. José Kentenich, na situação atual:
– É possível continuar a difundir a fama da santidade do Pe. Kentenich, como antes, com normalidade e prudência, respeitando as orientações da Igreja a este respeito, ou seja, sem antecipar o juízo da Igreja sobre a santidade do Pe. Kentenich e tendo o cuidado de não exagerar nas formas de devoção.
– Eu continuo como Postulador, com todas as responsabilidades e funções que me competem enquanto tal.
– Os Secretariados do Pai podem continuar a agir e a difundir orações, novenas, publicações e ter iniciativas, para tornar o Pe. Kentenich ainda mais conhecido e motivar a rezar pela sua beatificação.
– O mesmo se aplica às correntes de vida e formas que surgem na Família de Schoenstatt, para cultivar o vínculo com o Fundador.
– Uma consequência muito importante e muito positiva da situação atual é que estão sendo feitos sérios esforços, em diferentes níveis e com diferentes equipes, para investigar em profundidade o atuar do Pe. Kentenich e para elaborar, de modo profundo, esta fase da história de Schoenstatt.
– O mais importante perante os desafios que enfrentamos, é comprometermo-nos em nos empenhar para conhecer mais profundamente – o Pe. José Kentenich – as razões das suas ações e para assimilar o seu carisma e a sua missão, a fim termos ainda mais convicção e clareza na difusão da sua contribuição profética para o nosso tempo.
– Com um olhar na luz da Fé na Divina Providência, podemos perceber a intervenção de Deus e da Mãe Santíssima em tudo isto. Portanto, é ainda mais valioso e importante oferecer as nossas orações e contribuições ao capital de graças, para que a nossa Mãe e Rainha possa manifestar-se vitoriosa na causa pela beatificação de nosso Pai e Fundador. MPHC et V!
(Postulador – Roma 26.05.22)
[1] Encontro com os Padres de Schoenstatt, 3 de setembro de 2015
[2] Audiência para a Família de Schoenstatt, outubro de 2014 – Veja aqui na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=C5I_FF0Pj7Q
[3] Conferência aos seminaristas, 31 de maio de 1914
A obra benéfica deixada por nosso Pai e Fundador, nos fortalece a cada dia, em ratificar todos os seus ensinamentos , que nos conduzem para nosso crescimento pessoal.