Quanto amor há numa flor?! Deus revela muito da sua inspiração ao criar as mais variadas formas e cores que enfeitam a natureza. Chegando o mês de maio, nos recordamos então da mais bela flor criada por Deus: Maria!
Pe. José Kentenich contou, certa vez, uma história sobre a infância do pequeno Crispim, que quando adulto se tornou santo e mártir da Igreja: “Mais tarde, Crispim foi trabalhar como aprendiz de sapateiro. Tinha dez anos de idade. Para recompensar o seu zelo, aos sábados, seu mestre dava-lhe uma pequena gratificação com a qual ele comprava flores para o altar de sua Mãe e Rainha. Mas procurava as flores mais belas, como corresponde a uma Senhora tão nobre” .
Nas flores escolhidas a dedo, o pequeno menino demonstrava seu amor à Mãe de Deus.
Um ramalhete espiritual
No Movimento Apostólico de Schoenstatt existe, há mais de um século, a aspiração de oferecer flores à Maria no mês de maio. Mas, não se trata de ir até uma floricultura ou loja e comprar um buquê. É mais do que isso. Em Schoenstatt, as “Flores de Maio” representam um ramalhete espiritual CONQUISTADO: são ofertas de amor à Maria, adquiridas por meio de sacrifícios e de entregas pessoais pela autoeducação.
Como assim? A louça lavada, por exemplo, pode se converter numa margarida. Uma caminhada de 45 min pode ser uma violeta… Não importa a escolha da tarefa nem a escolha da flor, cada um decide como será seu ramalhete.
Conquiste suas flores – Use a criatividade!
Neste mês de maio, cada um também é convidado a cultivar um jardim de flores para a Mãe de Deus.
Quais atividades podemos escolher para isso? Você decide, use sua criatividade. Ao longo do mês podemos oferecer, por exemplo: a pontualidade, disciplina, respeito, amizade, trabalho social, cuidado com a natureza, cuidado com a própria saúde, buscar leituras para crescimento espiritual e intelectual, servir aos outros, ter paciência, saber ouvir e prestar atenção, telefonar para alguém, transmitir uma mensagem de esperança, rezar o terço ou outra oração, não reclamar, ajudar alguém, brincar com os filhos, ser mais prestativo, silenciar… (veja aquilo que é mais necessário em sua vida)
Escolha suas flores e dê um significado especial a elas. Existem muitas flores, como: Acácia, Amor perfeito, Azaleia, Begonia, Boca de leão, Bromélia, Camélia, Cravo, Crisântemo, Dália, Dente de leão, Gerânio, Gérbera, Girassol, Hibisco, Hortência, Iris, Jasmim, Lavanda, Lírio, Magnólia, Margarida, Miosótis, Orquídea, Rosa, Tulipa, violeta…
Envie ao Santuário Original
Ao longo do mês de maio, marque neste formulário as flores que você deseja dedicar à Mãe de Deus. Elas serão levadas ao Santuário Original, na Alemanha:
Eu amo e sou realizada na missão de Missionária do Movimento Mãe Rainha.
Sou realizada na missão de Missionária do Movimento Mãe Rainha.
Fazer parte da família de Schoenstatt, Ramo das Mães, é orgulho e alimento diário para minha fé.