Dirigentes, colaboradoras e representantes da comunidade reuniram-se em Santa Maria
Luciana e Edso Mocelin – Dias de graças especiais para a Comunidade da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt com a realização do V Capítulo Territorial entre os dias 20 e 22 de maio, à sombra do Santuário Tabor, em Santa Maria/RS. O frio não impediu que os corações dos capitulares estivessem aquecidos e motivados para a missão.
Na sexta, dia 20, recordamos, com muita alegria e emoção, que nesta mesma data e na mesma sala utilizada para o Capítulo, há 34 anos, aconteceu a primeira reunião do Curso que iniciava a Comunidade no Brasil. Quantos frutos colhidos até hoje! Atualmente a Comunidade conta com 176 famílias espalhadas pelo território, divididas em três Regiões: São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Dois casais membros do I Curso, Marilene e Olindo Toaldo e Rosângela e Thomé Lovato, que estiveram naquela data em 1988, participaram deste Capítulo, que contou ainda com a presença dos casais da Direção que conduziam a União de Famílias até o momento, os Dirigentes e as Irmãs de Maria colaboradoras das três Regiões, além dos delegados eleitos.
Na Missa de abertura, Pe. Rodrigo Cabrera, do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, observou que o mundo, com seu sistema atual, é uma ameaça às maravilhas que Deus criou para seus filhos, mas que, com confiança na Providência e a realização da nossa parte na Aliança de Amor – o “nada sem nós”, podemos vencer as dificuldades e o mal. Estas palavras são um grande incentivo para seguirmos com a tarefa de “salvar as famílias, custe o que custar!”, como pede o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.
O Capítulo é um momento para agradecer e recordar o trabalho realizado nos últimos quatro anos pela Direção da União no território e de todas as Equipes de Trabalho que ajudam a realizar a sólida formação com as famílias, a fortalecer os vínculos entre elas e a almejar o ideal que guia a Comunidade no Brasil: “Família Santa do Pai, Tabor para o mundo”.
Como instância máxima da Comunidade naqueles dias, o Capítulo ainda tem a atribuição de traçar estratégias para os próximos quatro anos, avaliar as propostas enviadas por casais da Comunidade para alterações do Estatuto, sempre visando a melhoria, o crescimento e fortalecimento das famílias e dos Cursos que a compõem e, ainda, eleger a Direção da União que conduzirá a Comunidade até 2026.
A nova Direção Territorial está assim composta:
– Dirigentes: Márcia e Romulo Romanato (Região SP)
– 1º Casal Conselheiro: Flávia e Tomás Santos (Região SP)
– 2º Casal Conselheiro: Luciana e Edso Mocelin (Região PR)
– 3º Casal Conselheiro: Marlise e Sandro Santos (Região RS)
– Casal Suplente: Cláudia e Sidônio Lopes (Região SP)
Ao finalizar o Capítulo, as famílias entregaram o Cetro e renovaram a coroação da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt como Rainha da União de Famílias no Brasil, suplicando a Ela que atue com seu poder e cuidado sobre as famílias da Comunidade para que consigam enfrentar os desafios do mundo com muita confiança e entrega aos planos que Deus Pai tem para cada uma.
No quarto do Pe. Kentenich, próximo ao Santuário Tabor, a nova Direção pediu a bênção do Pai, implorando que nossa Comunidade permaneça fiel aos seus ensinamentos e carisma e nunca se canse de trabalhar para ser sempre a Comunidade sonhada por ele:
“Pai, nosso pensamento em teu pensamento,
Nosso coração em teu coração,
Nossas mãos em tuas mãos,
Tua herança, nossa missão.
Abençoa, Pai, a tua União de Famílias!”