Pe. José Kentenich é, para mim, um exemplo de pessoa em sintonia com a vontade de Deus e em obediência à Igreja. Assim, Pe. Emerson José da Silva, da Sociedade do Apostolado Católico (palotino) resume sua opinião sobre nosso Pai e Fundador:
Neste ano, em que o Pe. Kentenich faz 112 anos de ordenação sacerdotal, eu tenho a graça de celebrar 15 anos de vida sacerdotal. Gostaria de destacar dois aspectos que para mim é muito importante, na vida do Pe. Kentenich:
1º. A resposta dele àquela pergunta que fazem, quando ele está no centro de concentração, se eles iriam sair vivos ou mortos dali. Ele responde que o importante é a gente perguntar se nós estamos fazendo a vontade de Deus.
Penso que algo muito importante na minha vida e na vida de todos nós cristãos, sempre nos perguntarmos: O que eu estou fazendo e dá vontade de Deus? Muitas vezes são os nossos caprichos e nossas vaidades. Olhando a vida do Pe. Kentenich, descobri um sacerdote, um homem que buscou estar sempre em sintonia com vontade de Deus, se deixando conduzir pela Providência Divina, pelas mãos do bom Deus.
2º. Outro aspecto que eu gostaria de destacar na vida do Pe. Kentenich é a sua obediência. Num mundo tão desafiador, em que queremos fazer as coisas do nosso jeito, da nossa maneira, ser obediente é exigente.
Ele foi obediente por amor a Igreja. Isso com as decisões, algumas vezes, até pesadas, que ele teve que realizar na sua vida. Nós não encontramos no Pe. Kentenich reclamações, maledicências e nem resmungações. Pelo contrário, encontramos nele um amor filial obediente, com caridade para as decisões da Igreja.
Então, para mim o Pe. José Kentenich é modelo de obediência e de quem que buscou na sua vida realizar com prazer a vontade de Deus.
Assista o vídeo completo: