Ir. M. Rosequiel Fávero – No domingo, 10 de julho, quando a Família de Schoenstatt recordava 112 anos da primeira Santa Missa do seu Fundador, P.e José Kentenich, cerca de 80 Irmãs de Maria se reuniram em Santa Maria/RS, para celebrar o jubileu de 75 anos de instituição da Província Tabor.
História
Durante sua primeira vista ao Brasil, em maio de 1947, o Pe. Kentenich instituiu a província que reuniu as Irmãs de Maria alemãs missionárias e as 34 brasileiras que, na época, já se empenhavam por Schoenstatt em nossa Pátria. Nesse mesmo ano, instituiu também as províncias Nazaré e Cenáculo na Argentina e Chile, respectivamente. No contexto da escolha do nome da nova província, sob inspiração do refrão do Hino da Minha Terra e em diálogo com o Pe. Kentenich, nasceu o ‘Ideal Tabor’, que seria assumido, na década de 80, por toda a Família de Schoenstatt brasileira. Em 1975, foi instituída a segunda província das Irmãs de Maria no Brasil, a província Schoenstatt-Tabor, com sede em Atibaia/SP. Também na década de 70, foram enviadas as primeiras Irmãs para Portugal.
Comemoração dos 75 anos
A celebração festiva teve seu ponto alto na Santa Missa às 7 horas, em 10 de julho, na Capela Tabor, presidida pelo Diretor Geral do Instituto, Pe. Bernd Biberger. De 20 de junho a 14 de julho, ele esteve em Santa Maria, pregando retiros e dando formação para as Irmãs. Na conferência da festa, o Diretor Geral parabenizou as Irmãs pelo jubileu, estimulou a gratidão pela grande atuação da Mãe de Deus nos 75 anos de história da província e que atualizassem o ideal Tabor no hoje da sua vida e missão. “Em confiança na Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável, sigam ao futuro, enfrentando os desafios com o ‘MPHCeV’ (abreviatura de ‘Mater perfectam habebit curam et vitoriam’ – do latim: ‘a Mãe cuidará perfeitamente e será vitoriosa’), expressão que herdamos do nosso Fundador, Pe. José Kentenich, e que revela muito bem seu espírito de fé na Providência”.
Recordação, gratidão e confiança
Ir. M. Lillian Goerck, superiora provincial, refletindo sobre o significado da festa, explica: “Celebrar 75 anos da constituição da nossa Província Tabor foi um momento único e singular. Pudemos recordar a nossa história que foi ricamente abençoada por Deus e marcada pela presença de nosso Pai e Fundador. A semente de Schoenstatt trazida por nossas Irmãs pioneiras e lançada no solo de nossa pátria germinou e deu muitos frutos. A província se desdobrou em uma segunda província e levou a chama da missão a Portugal. A celebração do jubileu foi, portanto, uma grande ação de graças pelas maravilhas que Deus e a querida Mãe de Deus operaram por pequenos instrumentos ao longo de 75 anos. Mas, também encheu os nossos corações de confiança, pois cremos que no futuro, a Mãe de Deus continuará a se glorificar em sua província Tabor.”
Conscientes e gratas pelo operar de Deus no passado e no presente da história da província, as Irmãs foram enviadas, no final das celebrações, como missionárias do Tabor, confiantes que a Mãe e Rainha continuará guiando seus passos nos anos que estão por vir.