“Aos avós que receberam a bênção de verem os netos, foi confiada a tarefa de transmitir a experiência de vida, a história da família e partilhar com simplicidade a sabedoria e a fé, que é a herança mais preciosa.” Papa Francisco
Débora Dallegrave – Com essa frase celebre do nosso querido Papa Francisco, hoje nos lembramos dos nossos avós, os quais são ternura no olhar, sabedoria ao falar, aconchego ao abraçar e um amor incondicional a compartilhar.
Como é gostoso recordar as memorias afetivas ou vivenciar diariamente a presença dos avós em nossas vidas; hoje não tenho a graça de conviver mais com meus avós, mas as lembranças ainda ecoam em meu coração.
O salame na brasa, que meu avô paterno fazia no inverno para me esperar, a proteção da avó sobre as “artes” que realizava; as histórias e histórias que meu nono contava e a nona – as quais guardo lembranças mais do seu período de enfermidade, mas que deixou um legado tão rico sobre o amor a família e a coragem de ir em busca dos seus sonhos e ideais.
Hoje vejo na minha mãe, a qual é avô de 3 preciosidades, uma experiencia, um novo respirar na vida, afinal seus netos são duas vezes seus; é um amor que multiplica, que supera tudo; que está disposto a educar, aconselhar, orientar explicando sobre a vida, sobre a fé e o amor.
Nossos avós a exemplo de Santa Ana e São Joaquim, são iluminados pelo “Espírito Santo que ainda hoje suscita pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos: a sua voz é preciosa porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos. Eles recordam-nos que a velhice é um dom e que os avós são a ligação entre as gerações, para transmitir aos jovens a experiência da vida e da fé” Papa Francisco.
Que no dia de hoje, resgatemos mais ainda a leveza de sermos netos – e de sermos avós; que nos unimos nos encontros, nas memorias afetivas, nas brincadeiras, nos diálogos; que deixamos viver, que aprendemos regar as nossas raízes, aonde tudo se iniciou, aonde tudo encontra sentido e força… pois são as raízes da nossa história de vida, da nossa trajetória e uma vida só ganha sentido, quando honra a sua história, quando vê a beleza em tudo que já foi construído, e assim nossos avós são nossos elos de Amor, de Viver com alegria, de Olhar a Deus e agradecer e de Sonhar, mesmo estando acordados… pois eles sempre irão nos incentivar a dar os mais belos frutos, na árvore chamada vida.