Amanda Santos – Este lema impulsionou cerca de 48 jovens a deixar tudo e partir em missão, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ubirajara/SP, de 20 a 24 de julho. É a 4° edição da Missão Jovem do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Levar Cristo às pessoas e as pessoas à Cristo
Depois de 2 anos de intervalo, devido a pandemia, nos reunimos presencialmente para fazer acontecer ainda mais, nesta cidade, a Cultura da Aliança, que é cultura do encontro: Levar as pessoas Cristo, por meio de um sorriso, de uma palavra amiga, da escuta ou da partilha da Palavra de Deus, do encontro com a Imagem Peregrina da Mãe Três Vezes Admirável ou do testemunho missionário.
Na Missa de envio, dia 20, no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em Jacarezinho/PR, o “céu toca a terra novamente”, com a Aliança de Amor de uma jovem missionária, inserindo-se na corrente de graças, do 18 de outubro de 1914, e certamente nos alcançando bênçãos especiais.
Neste ano formamos uma única comunidade, com a subdivisão de 3 equipes: Eugenia Mahringer, Hans Wormer, Ir. M. Emilie. Durante os dias de missão trabalhamos como tema o ideal desses heróis e, com a ajuda dos reitores e assessores, pudemos conhecê-los um pouco mais.
Vivência em comunidade
Na primeira noite de espiritualidade, relembramos o que significa “SER missionário” e entregamos ao Capital de Graças nossas expectativas em relação à Missão. Confiamos à Mãe de Deus, essas expectativas e os dias de Missão.
O coração da comunidade é o Santuário Missão, pois é lá que entregamos todas as alegrias, vivências, experiências e sacrifícios do dia. Ali é o lugar onde os missionários podem se reabastecer da força de Cristo. Ali Ele nos esperava para nos abraçar ao longo da missão.
As atividades missionárias são vividas intensamente: visitas, terços e missas especiais de quinta a domingo, Arraiá Missionário com a comunidade, oficinas de crianças, jovens e adultos, além de muitos momentos de espiritualidade e vinculação. Cada dupla ou trio visitou as famílias da cidade e tentou transmitir nas casas o amor de Deus.
“Sei em que pus minha confiança”, “Ou Cristo ou nada” e “Sim Pai, sim” foram os temas que nortearam a espiritualidade em todos os dias de missão, convidando cada missionário para a reflexão e a entrega. Por exemplo, na note de sábado, o tema: “Sim Pai, sim!”, ideal da Ir. Emilie, nos levou a refletir sobre o sim que damos a Deus em nossa vida. Havia partilhas entre as equipes sobre o que marcou nesses dias e muitas emoções também.
Um trono para a Mãe de Deus
Como marca permanente das Missões, na comunidade, tivemos a graça de entronizar o quadro da Mãe Três Vezes Admirável, junto ao altar da paróquia. Após uma carreata animada, pelas ruas da cidade, com a presença dos missionários e paroquianos, numa paraliturgia, antes da Santa Missa de encerramento da Missão, a imagem de graças da Mãe e Rainha foi entregue nas mãos do pároco, Pe. João Marcos Redondo. Então, passando de mãos em mãos dos missionários, numa corrente humana, Ela chegou para tomar posse do seu lugar que a comunidade lhe havia preparado. A partir desse momento, intensificou-se na comunidade o sincero propósito de viver o: “Nada sem vós, nada sem nós!”
Testemunho de alguns missionários
“A MJ 2022 foi marcada por muita entrega e vinculação entre as equipes. Ela foi uma oportunidade ímpar de poder levar a Palavra de Deus para aqueles que se encontram afastados de Cristo ou, até mesmo, aqueles que seguem a rotina de oração. É gratificante poder fazer surgir sorrisos de rostos tristes, levar a alegria em pequenos gestos. Mas, acima de tudo, você ir missionar e sair ‘missionado’. Ser instrumento na mão de Deus e de sua Mãe foi o melhor SIM dito em minha vida. Gratidão eterna a Deus, à Mater, à missão e seus missionários” Julia Jaros – Jufem – Arapongas/PR.
“A experiência foi emocionante. Visitar as pessoas, dar a elas a chance de desabafar conosco, finalizando com orações e agradecimentos. Isso é uma experiência muito gratificante. Eu gostei muito das missões e fiquei feliz de fazer novos amigos, que pretendo levar para a vida. Espero ansioso pela próxima.” Eduardo Augusto Faria Moraes – juventude paroquial – Ubirajara/SP
“Foi muito emocionante passar nas casas missionando, ouvindo as histórias sobre cada uma das pessoas que visitamos. Fiz amizades que acredito levar para a vida toda. As vivências foram incríveis também e me tocaram demais. Tenho certeza de que nunca vou esquecer esses dias de missões, vou levar comigo, no meu coração por muito tempo.” Manuela de Souza Santos – JUFEM – Londrina/PR
“Cada missão é marcada por um selo indescritível, que as palavras, por mais belas ou poéticas que sejam, jamais podem expressar na sua totalidade. Unidos por amor à Schoenstatt, queremos que a Aliança de Amor seja nosso estilo de vida e missão, que marque, por meio de nosso agir, as pessoas em nossa volta. Levamos no coração muitas pessoas, sentimentos, reflexões e amor. Sim, o Amor que nos impulsiona, o amor de Cristo e por Cristo.” Guido (Guilherme H. R. da Silva), Abatiá/PR, Reitor Geral da MJ 2022
Clique e veja mais fotos