Padres de Schoenstatt – O 6º Capítulo Geral da Comunidade dos Padres de Schoenstatt teve início em 3 de agosto, no local onde foi fundado o Movimento Internacional de Schoenstatt.
Até 30 de agosto, 41 capitulares se reúnem na Casa Paterna da comunidade, no Monte Sião, Vallendar, Alemanha. Colegialmente e em co-responsabilidade democrática, será buscada, em conjunto e com fé providencial, a vontade de Deus para a comunidade e para o seu serviço no Movimento de Schoenstatt e na Igreja. Juntos são tomadas decisões estratégicas para os próximos anos e são estabelecidas prioridades para a distribuição dos membros da comunidade. Além do importante ponto de eleição de uma nova Direção Geral, outros assuntos internacionais dos membros da comunidade também devem ser decididos.
Um capítulo multicultural de uma comunidade multicultural
Os 41 membros do Capítulo provêm de 13 países. O continente americano constitui o maior grupo, com 18 capitulares. Estão presentes também nove capitulares de cinco países europeus. A Ásia é representada por oito padres indianos e a Nigéria, Burundi e África do Sul enviam um total de seis capitulares africanos. Para mais da metade dos capitulares, é sua primeira vez que participam em um Capítulo Geral. Apenas 19, dos 41 participantes, já participaram de um Capítulo Geral uma ou mais vezes. Observando a idade dos participantes, 41,5% dos participantes do Capítulo têm menos de 50 anos.
Desafios e questões futuras
Capítulos de território, casas filiais e padres individuais do Instituto Secular, fundado em 18 de julho de 1965 como o Instituto mais jovem do Movimento de Schoenstatt, apresentaram mais de 80 moções ao Capítulo para discutir e decidir. Ao fazer isso, a comunidade, que tem sido internacional desde sua fundação, terá que lidar em particular com a questão de como os desenvolvimentos cada vez mais notáveis, em direção a uma comunidade multicultural e heterogênea, que agora abrange muitas gerações, irão afetá-la.
Em vista das discussões sobre o fundador de Schoenstatt, o Capítulo também é desafiado a abordar a questão de como a missão e carisma do Fundador podem ser realizados no tempo presente e no futuro, como a comunidade pode ser fiel ao carisma e ao mesmo tempo, inovadora. E por último, mas não menos importante, também é importante discutir oportunidades e desafios em relação ao papel da comunidade, em um Movimento cuja dinâmica apostólica e missionária, que é cada vez mais apoiada e quer ser moldada também por leigos.
Estes são apenas alguns dos tópicos de um Capítulo Geral emocionante, que a Comunidade de Sião (nome espiritual do Instituto Secular Padres de Schoenstatt) gostaria de conduzir, acima de tudo, como um tempo de encontro com Jesus e de renovação no seguimento a Ele. Neste sentido, a comunidade é grata pela oração que todo o Movimento Internacional de Schoenstatt queira fazer por nós.
O Superior Geral, Pe. Juan Pablo Catoggio escreve:
O Espírito Santo quer soprar novamente sobre a comunidade dos Padres de Schoenstatt, neste tempo de Capítulo Geral. É um mês decisivo para nossa comunidade internacional. Tanto a Igreja como a Família necessitam da ajuda do Pe. Kentenich e de Schoenstatt. Por isso, nosso esforço é deixar-nos conduzir pelo Espírito de Jesus, para poder entregar com alegria, decisão e fidelidade aquele carisma que nos foi presenteado em abundancia. Recomendamo-nos às suas orações e contribuições ao Capital de Graças. Prometemos-lhes nossas orações de gratidão e a bênção diária, a partir de nosso Santuário Sião, em Schoenstatt.
Jesus e Maria José abençoe grandiosamente todos os padres sacerdócio Juventude, todas as famílias dê S choenstatt,