Keila e o Beto Gallo* – Os dirigentes e membros da Liga de Famílias, do Regional Sudeste, se reuniram junto ao Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, nos dias 9 e 10 de julho. Estiveram presentes representantes da Liga de Famílias de Araraquara/SP, Belo Horizonte/MG, Brasília, Rio de Janeiro/RJ, Taquaritinga/DF, Caieiras/SP, São Bernardo do Campo/SP e Poços de Caldas/MG.
O lema que orientou esses dias é: Sinodalidade: expressão do amor em família – vocação e caminho de santidade. Foram proferidas palestras, por casais e pelo Pe. Marcelo Aravena, Padres de Schoenstatt e Assessor Regional da Liga de Famílias. Ele falou sobre o tema, dando ênfase na
Escuta atenta, um caminhar juntos e diálogo.
O primeiro lugar onde se aprende a escutar é na família, pois é o lugar do encontro e abertura ao outro. O casal Marcos e Cassiane Weizenmann, trouxe em sua reflexão sobre o Congresso de Pentecostes, realizado em Schoenstatt, no qual se elaborou uma carta fraterna à família internacional de Schoenstatt. Esta carta à nossa família, é um testemunho um encorajamento para todos. Ao torná-la realidade somos “uma carta de Cristo … escrita não com tinta, mas com o Espirito de Deus vivo, não em tábuas de pedra , mas em tábuas de carne que são os vossos corações ( 2 cor 3,3)
Houve-se diálogo entre as famílias presentes que foi concluído com as palavras que definem a sinodalidade, entre elas: Hora de Schoenstatt, Unidade, Humildade e o principal o AMOR que é o centro de tudo . Ao anoitecer, foi realizada procissão iluminada até o Santuário Jubilar.
No dia seguinte, houve uma reflexão feita pelo casal André e Alessandra Ferreira, do Instituto de Famílias, que apresentou os sete passos do matrimônio. Todos os casais participantes saíram abastecidos do encontro e com a chama acessa para assumir a missão de salvar as famílias, “custe o que custar”.
* Keila e o Beto Gallo pertencem à Liga de Famílias, em Poços de Caldas/MG