Aniversário do Santuário Lar da Família de Schoenstatt
Gilvanilda Vilar Carvalho Bulhões* – “Como Família de Schoenstatt, na Luz do Tabor, aprendendo a confiar.” Este é o lema que a Família de Schoenstatt, da Arq. de Maceió/AL, seguiu na preparação e celebração dos 28 anos do Santuário Lar da Família, no dia 6 de agosto.
A Mãe de Deus mesma escolheu esta data para a grande festa, por isso, a ela seja dada a glória por tudo o que vivenciamos. Aqui a Mãe se revela para todas as famílias como a grande educadora.
A preparação da grande festa foi realizada com a oração da novena: Aprendendo a Confiar, da qual muitos participaram por meio das redes sociais, YouTube e Instagram: @maerainhamaceio. A virtude da confiança nos confere um modo de viver mais alegre, seguro, com serenidade, mesmo enfrentando as maiores dificuldades.
O último aniversário do santuário comemorado presencialmente havia acontecido em 2019, devido a pandemia. Em 2020 e 2021 comemoramos por meio das redes sociais. Mas, desta vez, estiveram presentes a grande família schoenstattiana, vinda de várias localidades. Todos participando com muito fervor, confiantes nas graças do Santuário: abrigo espiritual, transformação interior e fecundidade apostólica.
Todos recorrem a intercessão da Mãe e Rainha para que, seguindo o lema do Movimento de Schoenstatt, no Brasil, Família Tabor, transfigura hoje a realidade, possamos mudar a realidade, nesse período difícil que estamos vivendo.
A programação teve início. a partir das 13 horas, e ofertamos nossa presença, oração do angelus, louvor, meditação do terço mariano, terço da divina misericórdia, adoração e bênção do Santíssimo, pelo Diácono Paulo Gomes. Encerrou-se com a santa missa, presidida por Dom Antônio Muniz, arcebispo metropolitano da arquidiocese de Maceió.
Em sua homilia, ele motivou-nos a rezar, associando a oração à vivência do Monte Tabor. Disse que os cristãos que não rezam perdem a esperança: “O cristão que não tem uma intimidade com Deus, é porque não se retira para rezar em seu Santuário pessoal.” Salientou ainda a importância do Movimento de Schoenstatt e a presença da Mãe de Deus na vida de cada ramo de nossa Família.
Nossas ofertas ao Capital de Graças, junto com nossos sacrifícios, alegrias e trabalho, foi o nosso empenho pela santificação das famílias.
Contexto histórico
O Movimento Apostólico de Schoenstatt teve início na arquidiocese de Maceió, no dia 16 de maio de 1986, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt crescia na arquidiocese e a coordenadora arquidiocesana da Mãe Peregrina, Maria da Paz Alves de Souza, disponibilizou um cômodo na sua residência para servir de apoio ao Movimento.
Anos depois, a Sra. Maria Lenilde Gouveia de Sousa assumiu a coordenação arquidiocesana e ajudou a divulgar no interior do estado, apresentando o movimento e levando a imagem peregrina, inclusive a outras dioceses. Com esse crescimento, houve a necessidade de uma estrutura maior para acolher a todos. Então, Lenilde e seu esposo Cosme Fernandes de Sousa doaram uma casa para a arquidiocese, a serviço do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Sua inauguração deu-se no dia 06 de agosto de 1994, com a presença e a unidade da Família de Schoenstatt: Campanha da Mãe Peregrina, Liga Apostólica de Mães de Schoenstatt e Terço dos Homens Mãe Rainha. Nessa casa está nosso Santuário Lar da Família de Schoenstatt.
* Gilvanilda é Coordenadora Arquidiocesana da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
Fotos: Laís Sandes/ Pascom Arquidiocesana