12 de agosto é Dia Internacional da Juventude, dia de celebrar aqueles que são não apenas o futuro, mas o presente vivo e atuante da Igreja e do mundo. A Exortação Apostólica do Papa Francisco para os jovens, Christus vivit, traz justamente uma reflexão sobre o papel e a missão dos jovens no mundo atual.
A Juventude de Schoenstatt, atenta às palavras do Papa, traz uma seleção de alguns trechos que mais lhes chamou a atenção nesse documento:
“Temos de amar o nosso tempo com a suas possibilidades e riscos, com as suas alegrias e sofrimentos, com suas riquezas e limites, com os seus sucessos e erros” (n. 200)
Augusto Peiró, Jumas Rio de Janeiro/RJ
_________________________________
“A vida nova e transbordante dos jovens, que impele a buscar a afirmação da própria personalidade, enfrenta atualmente um novo desafio: interagir com um mundo real e virtual no qual se entra sozinho como num continente desconhecido” (n. 90)
Ellen Maria Gama, Jufem Olinda/PE
_________________________________
“Jesus estará ao seu lado para te devolver a força e a esperança” (n. 2)
Robson Prado, Jumas Cornélio Procópio/PR
__________________________________
“Jovens, não deixeis que o mundo vos arraste para compartilhar apenas as coisas negativas ou superficiais. Sede capazes de ir contracorrente, compartilhar Jesus, comunicar a fé que Ele vos deu. Possais, vós, sentir no coração o mesmo impulso irresistível que movia São Paulo, fazendo-o exclamar: «Ai de mim, se eu não evangelizar!»” (1 Cor 9, 16). (n. 176)
Natalia Lavoranti, Jufem Curitiba/PR
_________________________________
“Não podemos limitar-nos a dizer que os jovens são o futuro do mundo: são o presente, estão a enriquecê-lo com a sua contribuição” (n. 64)
Gabriel Grasel, Jumas Santa Maria/RS
_________________________________
“Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi «atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós” (n. 299)
Giovanna Borges, Jufem Jaraguá-São Paulo/SP
_________________________________
Robson Prado complementa dizendo que “o documento é a reflexão da vida, de sentimentos e desafios dos jovens e que o Papa consegue tocar o nosso coração quando se dirige diretamente a nós com todas essas reflexões. Gostei de diversas partes: sobre o Espírito Santo, sobre o capítulo de Jovens com raízes e vários outros pontos. Mas, se pudesse resumir tudo que li em uma frase do documento seria: “Jesus estará ao seu lado para te devolver a força e a esperança”. Por todas as fases da vida do jovens, os desafios, as alegrias e as dificuldades, eu consigo enxergar a face de Jesus sempre ajudando a restabelecer a força e a esperança para enfrentar todas elas e isso reflete fortemente na nossa relação com o mundo, com as pessoas e, principalmente, com o nosso trabalho apostólico”
Ainda não leu? Não perca tempo, acesse: w2.vatican.va