Ir. M. Nilza P. da Silva/Ir. M. Isabel Cristina Benedeti – Celebrar o aniversário é expressar a alegria e a gratidão pelo dom da vida! A Família de Schoenstatt de Poços de Caldas/MG, tem a imensa alegria de, após dois anos de interrupção, devido a pandemia, festejar o 22º aniversário do Santuário Tabor Fonte de Vida Nova.
O dia de festa, 7 de agosto, reuniu peregrinos, vindos de 18 cidades, a maioria do sul do estado. Na chegada, cada um podia escrever um bilhete para a Mãe de Deus, num papel em forma de estrela. Desse modo, Ela acolhia o segredo do coração de cada filho, vindo com saudades desse Dia com Maria.
Todos acolheram solenemente uma foto de João Luiz Pozzobon, modelo de filho amado e missionário incansável. Pe. Reginaldo da Silva, da Diocese de Guaxupé, fez uma palestra, que aprofundava o lema do dia: “Senhor é bom estarmos aqui!”
Em seguida, ele conduziu a procissão, juntos, os presentes “subiram o Monte Tabor” e receberam a bênção do Mestre, presente no Santíssimo Sacramento.
Após o intervalo, no qual muitos aproveitaram para entrar no Santuário ou para estreitar o vínculo com os irmãos na missão, que não encontrava há tanto tempo, a Família se reúne para a reza do terço, no qual cada Ave Maria era marcada pela entrega de uma rosa para a Mãe de Deus.
“Gratidão. Esta é a palavra que expressa o sentimento de estar no Santuário com a nossa Mãe e Rainha. Ver milhares de pessoas ali, buscando as graças, é algo que não se descreve. É estar também em estado de graças!” Assim Jacqueline Maria Lima Ferreira tenta descrever esse dia. E continua: “É tão bom estarmos aqui! Literalmente, é como estar no monte Tabor! Temos que compartilhar com o mundo essa alegria, para transformar os lugares onde vivemos e fazer com que todos possam sentir conosco a presença Deus aqui.”
Dom José Lanza Neto, bispo da diocese de Guaxupé/MG, juntamente com o Pe. Juliano Vasconcelos, preside a santa missa. Para ele é também uma oportunidade de estar como peregrino, nesse lugar de graças, e encontrar grande parte do rebanho que Deus lhe confia. “Em sua homilia, neste primeiro domingo de agosto, dedicado aos sacerdotes, nos mostrou Jesus, o administrador fiel que nos coloca à sua mesa e nos serve. Ele agradeceu a atuação das Irmãs no Santuário e disse ser este dia era uma ‘injeção de ânimo’ para cada um ali presente,” conta Ir. M. Isabel Cristina Benedeti.
No final da celebração, em nome de cada um ali presente, o bispo coroa a Mãe e Rainha, entregando na coroa a gratidão, o amor, a confiança e a disponibilidade para a missão.
Quando o dia termina, os peregrinos partem felizes e os voluntários, que trabalharam, muito tempo, antes, durante e vão trabalhar depois da festa, para que tudo fique em ordem, na casa da Mãe, estão cansados e felizes. O casal Rosana Aparecida e Diego Moreira diz o que muitos também diriam: “Ficamos imensamente felizes em servir no Dia com Maria, após esses dois anos de Pandemia, em que ficamos impedidos de praticar essa Cultura do Encontro.
Nós atuamos na lanchonete, recebendo os romeiros com um café da manhã, preparado com muito carinho pela equipe que estava conosco. Enchemos nosso coração com o sentimento de alegria por servir, sem visar recompensas, tendo apenas a pura alegria de proporcionar o bem-estar ao próximo. É um jubilo espiritual.”