Jussara Campos Henriques* – A Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) realizou seu encontro inter-regional com 40 representantes do Paraná e Sudeste, nos dias 27 e 28 de agosto. Um momento de grande alegria para todas, após dois anos com atividades virtuais, estar à sombra do Santuário de Atibaia/SP.
O encontro teve início no Santuário Jubilar, com a oração inicial preparada pelas liguistas de Londrina/PR. Após esse momento de oração, houve a acolhida e as participantes de Guarapuava/PR puderam também fazer a ‘introdução’ sobre estes dias de encontro, retomando o histórico do início do ramo, detalhes sobre o ideal ‘Tabernáculo Vivo’ e histórias das protagonistas da Liga, como a fundadora Gertraud von Bullion. Ao final as liguistas foram convidadas a refletir sobre como podem ser protagonistas no tempo atual, o que as motivou a estarem neste encontro e qual o propósito dele.
Cada momento foi preparado com muito carinho e trouxe reflexões sobre o futuro do ramo e também sobre o comprometimento de cada uma. A assessora da Lafs Paraná, Ir. M. Jacinta Donati junto de liguistas de Jacarezinho/PR e Curitiba/PR preparam um caminho onde contaram a história do Tabernáculo, o caminho da vida e a identidade de nossa pioneira Gertraud e finalizaram a palestra com algumas perguntas: como posso ser protagonista no mundo atual? Como me insiro nessa história? O que significa ser Tabernáculo Vivo?
A noite de sábado foi marcada por uma vivência e o dia foi finalizado com procissão com o Santíssimo Sacramento saindo da Casa do Movimento até o Santuário e em seguida adoração.
O encontro também teve a participação do Pe. Pedro Cabello, do Instituto dos Padres de Schoenstatt, que no domingo conduziu um tema sobre o protagonismo do Pe. José Kentenich.
Com o fervor do encontro e o ânimo renovado, algumas meninas deram seu depoimento:
Minha experiência na LAFS:
Chegamos a Atibaia/SP às 6h da manhã, momento em que me deparei com a casa mais bela do recinto, a casa em que ficaríamos hospedadas pelo final de semana. Fomos ao quarto, arrumamos nosso cantinho e já fomos super bem recebidas, até nos deixaram uma lembrancinha em cima da cama.
Tomamos nosso café da manhã e seguimos o dia conhecendo o local. De longe o Santuário não foi apenas o mais belo, mas também um local onde é possível sentir a paz, tranquilidade e o amor de Deus que lá exala. Uma serenidade sem igual. À noite, conhecemos a Capela das Mães, tudo preparado nos mínimos detalhes, com cada adorno belíssimo.
Durante o encontro foi abordado diversos assuntos, mas o que de fato me tocou foi a história do Padre Kentenich, e toda a sua luta, mesmo durante os períodos de guerra. Também foi muito importante saber mais sobre o Tabernáculo e sobre ser tabernáculo, como Mãe de Deus foi. Ao final, e que ficará para sempre em minha recordação, é a caminhada com Jesus, ao som dos cantos de adoração, onde cada uma carregou consigo uma vela, e pudemos realizar nossos pedidos neste lugar sagrado.
Levarei de lembrança cada momento vivido, cada amizade feita, que com a absoluta certeza foram especiais.
Letícia Victória, Maringá PR
Participar e vivenciar o encontro inter-regional da Lafs, reavivou em mim o espírito apostólico da missão. Vivenciei momentos de profunda espiritualidade, e tive o privilégio de conhecer, ouvir e partilhar experiências com as demais liguistas. Estivemos reunidas em um mesmo propósito, comprometidas e entusiasmadas de tornar a Lafs um ramo cada vez maior. E, após o encontro, o sentimento que fica é o empenho de levar a Mãe de Deus aos outros, em todos os ambientes da sociedade que estou inserida, no trabalho, na faculdade, aos amigos e na minha família.
E como dirigente de ramo, a partir de tudo que foi partilhado e vivenciado, quero buscar cada vez mais ser instrumento para Mãe de Deus, trazendo muitas contribuições para o nosso ramo.
Lara Gabrielly da Silva Silvério – Lafs Cornélio.
* Jussara Campos Henriques pertence a Lafs em Belo Horizonte/MG
Que maravilha, bençãos de Deus,jovens inseridos nas Obras da Mãe e Rainha, nas Lafs! Com muita alegria e entusiasmo! Nossa Mãe e Rainha com certeza está muito feliz com a presença de todas as jovens ,cada uma contribuindo com seu gesto de amor de gratidão! Parabéns a todas, e em especial minha querida sobrinha, Jussara!
Parabéns Jussara, desejo muitas realizações!!
Um abraço.