Ir M Rosequiel Fávero – A Família de Schoenstatt, de Santa Cruz do Sul, esteve em festa no domingo, 25 de setembro, quando foi abençoado o novo terreno para o seu Santuário. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Aloísio Dilli, que também fez a simbólica ‘primeira pazada’, dando início oficial à reconstrução do Santuário Tabor Immaculta Dilexit Ecclesiam em seu novo endereço.
Já de manhã, missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina se reuniram para sua jornada diocesana, que iniciou com a Santa Missa, na capela São José, presidida pelo vigário da catedral, Pe. Milton Inácio Lunardi, e seguiu no salão da comunidade com palestras, oração e momentos de partilha.
A terra que pisas é terra santa
Na tarde, chegam outros da Família de Schoenstatt e, com Dom Aloísio e Pe. Milton, Pe. Roni Felngler, pároco da catedral São João Batista e Pe. Fabrício Niederle, assistente eclesiástico do Movimento, peregrinam até o novo local do Santuário, levando sobre os ombros a Peregrina Auxiliar Diocesana. Ao chegar, foi grande a emoção ao ver o traçado dos fundamentos o Santuário marcado no chão, marcando o local para a bênção.
No início da celebração, todos foram acolhidos: As autoridades eclesiásticas, o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Sr. Elstor Desbessell, representando o poder público, e os peregrinos. Em seguida, Dom Aloísio dirigiu suas palavras aos presentes. Ele aludiu à leitura bíblica de Moisés, junto da sarça ardente, aplicando ao evento deste dia “Descalça tuas sandálias pois a terra que pisas é terra santa… Nós estamos aqui para abençoar este terreno, para que ele se torne sempre mais sagrado. Quando consagramos algo ou alguém, esta pessoa ou esta coisa começa a pertencer a Deus. Fica sagrado. E aqui, nós, como Moisés, simbolicamente falando, vamos descalçar as sandálias, nos despojar, para encontrarmos com Deus e com aqueles e aquelas que são próximos de Deus. E quem mais próxima de Deus do que Maria, a Mãe e Rainha?” Então, ele abençoa o novo local que a Mãe de Deus escolheu para seu Santuário.
Veja as palavras do bispo, na íntegra, aqui
Começa a construção
A atmosfera era de alegria, fé e reciprocidade, por poder viver essa hora de graças: Num gesto simbólico, cada um dá a “primeira pazada”, a começar pelo bispo, o vice-prefeito, o assistente eclesiástico do Movimento de Schoenstatt, a Ir. M. Irani Arend, em representação da superiora provincial das Irmãs de Maria. Após a bênção final, forma-se uma longa fila de schoenstattianos que também querem dar sua “primeira pazada” e assim se inicia a construção do Santuário.
Emoção e muitas graças
Lúcia Ertel, da Liga Apostólica Feminina, participa emocionada: “Eu realmente não tenho palavras para descrever o que foi a bênção do terreno, porque a gente sentiu que naquela hora, realmente, o céu tocou a terra. Ali realmente é uma terra sagrada, uma terra santa. Quando teve a leitura, ‘tire as sandálias porque o lugar onde pisas é sagrado’, eu tive literalmente vontade de tirar o meu calçado e ficar ali de joelhos. Foi um momento indizível! Vi também muita gente ali chorar de emoção.”
“Temos muito agradecer a nossa querida Mãe, porque foi Ela (quem atuou ali)”, diz Janícia Vogt, da Liga de Famílias e coordenadora diocesana da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. “Foi um dia de muitas graças para nós… Somos instrumentos e senti o seu João Luiz Pozzobon muito presente. Durante o encontro e na caminhada, várias vezes, eu me emocionei.”
Juntos, fazemos história
Para Suzana Fritzen, Liga de Famílias, tudo foi especial. Ela diz que sempre rezou a oração da confiança e a entrega do cetro, para a Mãe de Deus “reger o Movimento Apostólico de Schoenstatt, da Diocese de Santa Cruz do Sul e escolher o lugar para erguermos o seu trono (Santuário). Com o início da construção, continuo a levar muitas ofertas ao Capital de Graças para a construção espiritual do Santuário também dentro do meu coração.”
Na segunda-feira, dia 26, a equipe de construção já trabalhava no terreno. A Família de Schoenstatt, que já constrói espiritualmente o Santuário há muito tempo, lança um novo projeto de ofertas ao Capital de Graças, para colher muitos “tijolos” e dar continuidade ao lugar de graças. Todos juntos fazemos história e colocamos a mão na massa.
“Começamos viver um Tabor onde Mãe Rainha Vencedora Três vezes Admirável Schoenstatt manifestará suas glórias. É um novo capítulo na história do Movimento de Schoenstatt. É também uma grande oportunidade para continuarmos a apresentar Schoenstatt para a Igreja, levando o carisma e missão de nosso fundador,” resumem Juciliano e Veridiana Caliari, da União de Famílias.
Colaboração no texto: Ir. M. Nilza P. da Silva
Fotos: Ir M Tuana Portz e Marco Aurélio e Iara Corrêa
Fotos aéreas: ‘Santa View’
Mais fotos aqui