O caminho sinodal em que nos encontramos entra em sua segunda etapa.
Nesta etapa, o objetivo é o mesmo: “fazer um sínodo”. Ou seja, “caminhar juntos”. “Não se trata de recolher opiniões, nem de fazer um parlamento”, explica o Papa Francisco no Vídeo deste mês, oferecido pela Rede Mundial de Oração do Papa, mas “nos escutarmos uns aos outros na nossa diversidade e de abrir as portas aos que estão fora da Igreja “.
Com a escuta do protagonista, que é o Espírito Santo”, o que supõe rezar, o Sínodo pode tornar-se uma “oportunidade para sermos uma Igreja de proximidade, que é o estilo de Deus”.
“O que significa “fazer um sínodo”?
Significa caminhar juntos: sí-no-do. Em grego é isto: “caminhar juntos” e caminhar na mesma direção. E isso é o que Deus espera da Igreja do terceiro milênio. Que recupere a consciência de que é um povo em caminhada e que deve fazer isso unido.
Uma Igreja com este estilo sinodal é uma Igreja de escuta, que sabe que escutar é mais do que ouvir. Trata-se de nos escutarmos uns aos outros na nossa diversidade e de abrir as portas aos queestão fora da Igreja.
Não se trata de recolher opiniões, nem de fazer um parlamento. O sínodo não é uma pesquisa; trata-se de ouvir o protagonista, que é o Espírito Santo, trata-se de oração.
Sem oração, não haverá Sínodo.
Aproveitemos esta oportunidade para sermos uma Igreja de proximidade, que é o estilo de Deus, a proximidade. E agradeçamos a todo o povo de Deus que, com sua escuta atenta, está percorrendo um caminho sinodal. Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no seu anúncio, viva cada vez mais a sinodalidade e seja um lugar de solidariedade, fraternidade e acolhimento.”
Fonte: Vídeo do Papa