Maria de Cássia Batista* – Alegres retornamos a casa da Mãe Rainha de Schoenstatt, o Santuário da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, no dia 24 de setembro, após dois anos consecutivos de pandemia, mas ainda em tempos pandêmicos. Participaram deste dia de graças e bênçãos, cerca de 2.145 peregrinos, da Região Episcopal Belém, da Arq. de São Paulo, que chegaram até o local em 43 ônibus, 5 micro-ônibus, 3 vans muitos carros particulares.
A programação da manhã nos conduziu ao Tabor
Pela manhã, bem cedo, a partir de cada Paróquia, a caminho, nos preparamos com orações de agradecimentos, pedidos e entregando essa romaria, à Mãe e Rainha, na ida e na volta.
Chegando no Santuário da Mãe Peregrina de Schoenstatt, nós os voluntários, nos apresentamos na Casa Nazaré, onde recebemos materiais, orientações e nos dirigimos para os postos de missão.
Aos poucos, o espaço do Santuário foi se tornando repleto de rostos alegres, como filhos que retornam com saudades para a casa da Mãe.
Numa caminhada, desde o estacionamento até o Santuário, houve alguns momentos de reflexão sobre o Tabor:
1º Momento: Tabor Bíblico
Aqui é bom estar. Aqui experimentamos o paraíso na terra, foi um momento muito forte. O Céu tocou a terra! É um caminho percorrido com a confiança de filhos sob o olhar, a bênção e a presença do Pai, como bem expressa o lema deste ano jubilar deste Santuário: Pai, confiamos em ti e caminhamos na tua presença!
2º Momento: Santuário Tabor das glórias de Cristo e Maria
É bom estar onde a Mãe está! Como é bom estar de volta ao aconchego do lar, longe da correria do dia a dia, dos barulhos, das agitações, de tantos problemas, e dificuldades humanas, para recarregar as forças, alimentar a alma, fortalecer a fé, respirar ar puro, alegrar-se, sentir o perfume das flores, tudo isso só podemos encontrar no colo da Mãe.
3º Momento: Agora tendes a melhor ocasião -Transfigura hoje a realidade
Adoramos o Filho Tabor! Foi um momento sublime, em que nos colocamos diante do Senhor, com tudo que temos e somos, para louvar, agradecer, e suplicar as graças necessárias para nossas vidas, de nossas famílias, para o mundo e nossa missão. É muito bom nos retirarmos um pouco e subir ao Monte Tabor para rezar e ouvir o que Deus tem para nos dizer. A parte da manhã encerra aqui com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na tarde, Pe. Lauro Wisnieski, Assistente Eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, presidiu a Santa Missa, juntamente com os sacerdotes: Pe. Everton Augusto de Souza, Pe. Romanos Romi Areia, Pe. Yuri Keon, SVD, Pe. Claudines Venâncio da Silva, participaram também os Seminaristas, Yago Ferreira e Davidson Luan.
Na homilia, Pe. Lauro enfatizou a importância de retornar, retomar alegres a missão, sem medo de sair para o campo e servir, levar o vinho que falta às famílias, tão sedentas de Deus. Recordou ainda, que na Anunciação, o anjo entrou onde Maria estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!… Não tenhas medo, Maria, porque encontrastes graça diante de Deus.” Ela responde: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Guardado na memória e no coração
Para Anderson Caique, da Par. Imaculada Conceição, no Setor Sapopemba, “retornar à Casa da Mãe foi uma experiência maravilhosa. Ver a emoção não somente a minha, como também de todos que aqui passam. Estar debaixo dos braços da Virgem Maria, receber as graças do Santuário revigora ainda mais a nossa alma e nos faz ter a certeza de que o Movimento Apostólico de Schoenstatt, é a presença real de Maria, e poder dizer: ‘Aqui é bom estar’.”
Elza Regina Antoniassi dos Santos, da Par. São Pedro Apóstolo da Mooca, no Setor Vila Prudente, conta: “A peregrinação para mim teve o sentido de um compromisso pessoal com Deus, em um lugar que preenche meu coração com alegria e amor à vida.
A experiência desse encontro no Santuário de Schoenstatt representou um momento de gratidão e renovação dos meus propósitos, reconhecendo a grandeza de Deus e de nossa missão como filhos e filhas.
Tive a oportunidade de proclamar a leitura, representando nossa Região, e guardo isso com muito carinho, memória e no coração.
Renovei minha fé e coloquei nas mãos da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt toda minha vida, meus filhos, minha família e todos aqueles que amo.”
Agora tendes a melhor ocasião!
É tempo de sermos filhos autênticos, comprometidos com nosso Batismo e com a Aliança de Amor. É tempo de continuarmos cumprindo a missão que Deus confiou a cada um de nós.
Assim, com espírito jubilar, alegres, renovados, retornamos para nossos lares, paroquias e comunidades, foi um dia pleno de Bençãos e Graças para todos. MPHC!!!
* Maria de Cássia pertence à Liga Feminina de Schoenstatt, em São Paulo/SP, e é Coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, na Região Episcopal Belém, na Arq de São Paulo
Fotos – Sr. Carlos Henrique Pazin