Por que é importante rezar o Terço em família?
Evaldo e Ana Brandeburski* – Como casal, temos presente que somos os pilares de sustentação de nosso lar e que devemos pedir, diariamente, a graça de viver, como o bom Deus pensou, o Sacramento do matrimônio cristão. Depois dos demais Sacramentos, que a Igreja nos oferece, qual é o nosso maior suporte para assim viver e enfrentar os desafios do mundo? É rezar juntos, diante do Santuário-lar, a oração do santo terço.
Por meio do terço glorificamos nossa Mãe, nos tornamos próximos a Ela e amigos de seu Filho Jesus. Ao rezar o terço, contemplamos, com Maria, o rosto de Cristo.
Qual é o anseio de Maria?
Formar Cristo em nós e, pela recitação do terço, Maria quer contar com nossa colaboração para a realização deste anseio. A oração do terço em família é um anseio emergente de invocar a Deus o dom da paz, pois o terço é a oração da paz. Não se pode recitar o terço sem sentir-se impelido a ser mensageiros a serviço da paz. O rosário é nosso breviário familiar, instrumento indispensável para uma família que aspira ser Santuário Vivo de Schoenstatt, um Novo Nazaré, Tabor para o mundo.
Um caminho de santidade
Muitos santos encontraram no rosário um autêntico caminho de santificação. Um dos apóstolos do rosário foi o beato Bártolo Longo. O seu caminho de santidade assenta numa inspiração ouvida no fundo do coração: “Quem difunde o rosário, salva-se!”. Bártolo Longo sentiu-se chamado a construir em Pompéia, um santuário dedicado à Virgem do Santo Rosário. Com toda sua obra e por meio dos “Quinze Sábados”, Bártolo Longo desenvolveu a alma cristológica e contemplativa do rosário, encontrando apoio em Leão XIII, o papa do rosário.
“De todas as orações, o rosário é a mais bela e a mais rica em graças; é a oração que mais toca o coração da Mãe de Deus! Se você deseja que a paz reine em sua casa, reze o rosário em família”(Papa Pio X).
Como criar tempo para rezar o rosário?
Sabemos da importância do cultivo de valores cristãos em nosso lar, e do nosso compromisso como batizados e aliados da Mãe de Deus. A oração do terço, como família, diante do santuário-lar, certamente alegrará muito nossa Mãe e seu Filho Jesus. Por isso, é preciso organizar o dia de forma que, em algum momento, a família ou alguns membros da família possam rezar juntos. O fim do dia parece ser adequado para um encontro familiar de oração.
O Papa São João Paulo II afirma, na Carta às Famílias – 1994, que é preciso que a oração se torne elemento predominante da família na Igreja. Oração da família, oração pela família e oração com a família. A oração reforça a estabilidade e a solidez espiritual da família.
Pe. Kentenich valorizou a recitação diária do terço como meio eficaz de luta com as duas potências que fazem a história do mundo: as potências divinas e as potências diabólicas. Assim, a recitação do terço nos une a Maria, nos ajuda a vencer as tentações do maligno e nos santifica; é uma arma contra o demônio, que não cessa de tentar as almas e arrastá-las para o mal.
O servo de Deus João Pozzobon dizia que o terço é uma fonte de graças. Quem reza o terço, alcança tudo na vida. Assim, ele mesmo se santificou, levando a imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt às famílias, para rezar o terço e, deste modo, evangelizá-las.
Nossa missão, com a oração do terço em família, não acabou com o fim da pandemia. Mas, nos acordou para descobrirmos a verdadeira missão: derrotar a pandemia do comodismo, da falta de fé e do relativismo.
Sejamos criativos para criar um clima de oração em nossa família, especialmente, neste mês de outubro – MÊS DO ROSÁRIO.
Evaldo e Ana Brandeburski são membros da Liga de Famílias, em Porto Alegre/SP