Barbara Rebeca Cocurullo * – Dia 09 de outubro de 2022, algumas participantes da Juventude Feminina de Schoenstatt das cidades de Campinas, Louveira, São Bernardo do Campo e da Vila Mariana, São Paulo, convidaram a Mãe de Deus a se estabelecer em seus lares. Elas instituem seu pequeno Santuário Lar em suas casas, para essas abundantes graças transformarem suas vidas, seus lares, sua famílias e a todos que a Mãe de Deus transformar com seu fecundo amor.
A Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt nos convida para selarmos e renovamos nossa Aliança de Amor com ela. Intimamente ligadas ao seu Imaculado Coração, estamos também ligados a Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, trazemos para nosso lar, uma pequenina igreja doméstica, um Santuário, do qual emanam graças abundantes do coração de Maria, coração generoso e fecundo. Pois, por Maria e com Maria, o primeiro sacrário se estabeleceu e, por ela, a salvação do mundo, se concretizou. Maria nos pede coragem. Coragem para gerarmos uma juventude apostólica e vivacidade para vivermos o céu aqui e agora!
Quão lindo é saber que nossa casa também se torna um lugar sagrado, onde a Terra toca o Céu, é sabermos que em nosso pequeno Santuário Lar se encontra Maria. Onde a Mãe de Deus está, ali está seu Filho.
Testemunhos das jovens:
Beatriz Milan, Louveira/SP: Foi extremamente especial e indescritível estar ali, com minhas irmãs de grupo, em mais uma conquista juntas e vivenciando isso, em um novo santuário para nós. Isso proporcionou um sentimento acolhedor e transformador de convidar a Mãe de Deus para morar dentro da minha casa. Todo o processo de descobrir o ideal do meu Santuário Lar e perceber que ele faz jus à minha vida, aos meus ideais. Foi tudo muito lindo, para todas as meninas que também tiveram a instituição (de seu Santuário Lar) naquele dia.
Nicole Martins Silvério, Campinas/SP: Que momento único e lindo é a instituição de um Santuário Lar. Poder presenciar e celebrar esses momentos sempre foi muito emocionante. Mas, nada se compara com realmente vivenciá-lo.
Presenteando-me da mais bela forma, a Mãe de Deus me surpreendeu maravilhosamente com a possibilidade de trilhar esse caminho de preparação, com as meninas de São Bernardo do Campo e da Vila Mariana. E que lindo caminho! Pudemos partilhar vivências, angústias, anseios e incertezas, mas para além, partilhamos nossas descobertas e conquistas!
Fisicamente estávamos longe, mas, espiritualmente, estávamos lado a lado! Quem imaginaria que meninas de lugares diferentes pudessem formar uma unidade dessa forma? Esse é mais um lindo testemunho da unidade da nossa Juventude Feminina de Schoenstatt. Unidade essa que sempre prezou pelo grupo, pela próxima, que sempre fez de tudo para que todas pudessem estar lá, presentes. Foi uma caminhada de muita partilha, mas também de muita introspecção e reflexão, muito autoconhecimento, com dúvidas que só a Mãe é capaz de responder. E podem ter certeza, ela responde!
Poder concretizar esse momento, no tão especial Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, ao lado das meninas de Louveira, que só não estavam nas mesmas reuniões que nós, mas trilharam o mesmo caminho, foi mais do que lindo.
“Presente”, acredito que é essa palavra, que aqui se repetiu algumas vezes, seja uma boa forma de representar o que foi a instituição dos nossos Santuários Lares. Realmente é um presente termos sidos convidadas a sermos schoenstattianas, um presente ter recebido o primeiro “sim” da Mãe, na nossa Aliança de Amor, um presente o “sim” da Mãe, para se estabelecer nas nossas casas, a ser PRESENÇA nos nossos lares. Um presente poder receber esse sim na presença de pessoas tão especiais!
Rafaelle Nogueira, São Bernardo do Campo/SP: A renovação de nossa família se realiza, especialmente, por meio do esforço sério pelo Santuário lar, parece ser um caminho excelente para construir um mundo novo, um mundo totalmente novo, no qual Maria possa atuar como o fez na casa de Zacarias ou nas Bodas de Caná’. Pe. Kentenich
Que grande alegria poder conquistar o Santuário Lar! É o dia em que o céu toca a terra, novamente, e faz morada na nossa casa. Celebrar esse momento tão solene, com meninas de outras cidades, todas por um mesmo ideal, traz consigo alegria tão grande quanto.
Para mim, como Jufem na cidade de São Bernardo, é muito especial, pois ainda não temos um Santuário Filial na nossa cidade, saber que do meu Santuário Lar surgirão torrentes de graças e alegria. Durante a conquista do Santuário, eu imaginava a Mãe de Deus se estabelecendo no seu trono, pela entrega de cada oferta ao Capital de Graças. Assim, no dia 09 de outubro, ela se tornou Rainha do meu lar, no Tabor Stella Maris.
A partir do dia da instituição, Maria confirmou ser a estrela da minha vida. A partir da minha casa, peço que ela seja também seja a estrela na vida de todas as pessoas que por ali passarem. O convite para conquistar o Santuário surgiu no melhor momento, como um grande presente da Mãe de Deus, providencialmente, reavivou também a vida da Jufem, em São Bernardo. Durante o processo, conquistamos um novo grupo de Jufem e entendemos isso como uma resposta da Mãe de Deus. Que sejamos protagonistas do novo tempos.
Que surjam graças que irradiem para novos membros de Schoenstatt! A partir dos Santuários Lares: Tabernáculo da confiança no amor, Oásis da perpétua alegria e Tabor Stella Maris, rezamos por cada um.
Permanecemos firmes e confiantes em teu Reino, fiéis a nossa Aliança de Amor e agradecidas, cordialmente, pelas graças abundantes da Mãe de Deus. Por isso, pedimos que rezem conosco essa pequenina oração, do livro Rumo ao Céu, trechos 559 a 560. Esta oração pode ser lida em qualquer circunstância e nós recorremos a ela em íntima união.
Por tudo te agradeço:
Por tudo, tudo cordialmente te agradeço, com íntimo amor, ó Mãe, a ti me enlaço. Que seria de nós ,sem ti, sem teu cuidado maternal! Tu nos salvaste de grandes aflições, a ti nos unidos com fiel amor: Eu te agradeço, eternamente quero dar-te graças e, em amor, a ti me consagrar inteiramente. Amém.
* Barbara participa da Jufem, na Vila Mariana, São Paulo/SP
Fotos enviadas por Gabriela Coiado Mota