Os Ramos das Ligas, do Movimento Apostólico de Schoenstatt estão presentes em quase todos os estados do Brasil. Para que todos sejam mais bem atendidos, a Central Nacional dos Assessores atende os diversos locais, agrupando vários estados. Esses agrupamentos eram chamados de Regionais Sul, Paraná, Sudeste e Nordeste.
No entanto, as comunidades das Ligas, do Movimento, foram se expandindo para muitos estados e a nomenclatura das regiões já não correspondiam mais nem a organização geográfica e nem a organização da CNBB. Por esse motivo, um dos trabalhos na preparação e realização do Congresso de Outubro, realizado de 21 a 23 de outubro, foi estudar as características essenciais dos estados que compõem os regionais e definir juntos um nome que expresse o que há em comum em suas culturas.
No texto abaixo, o Pe. Rafael Mota apresenta o resultado desse trabalho no Regional, antes denominado Regional Sudeste:
Cada etapa do nosso processo de descoberta foi muito especial:
Antes mesmo do início do Congresso de Outubro 2022, os participantes receberam um formulário com algumas perguntas: Quais os tesouros do nosso Regional? Quais os desafios?
Ser “Sudestino” é? Um palpite a qualquer hora…
Ao longo do Sábado, tivemos a oportunidade de conversar por ramos e receber impulsos diretamente do Congresso Pentecostes. Na missa da tarde, imploramos a vinda do Espírito Santo! E no jantar, um festival com comidas típicas e um jogo de perguntas sobre os estados.
Se bem começávamos a dar sinais de cansaço, a Juventude soube resgatar as forças de todos os participantes com uma vivência muito divertida e profunda. Assim, divididos em grupos, os congressistas partilharam suas intuições e formularam propostas para o nome – e já houve uma incrível semelhança entre os elementos!
Tudo ficou registrado num grande mapa do Regional, armado como um quebra cabeças, que nos acompanhou na última atividade do dia: uma adoração em frente ao Santuário. Estava tarde, mas a vontade de estar com Jesus era grande. Com um espírito elevado, o JUMAS e a JUFEM quiseram aproveitar ao máximo e oferecer ao Capital de Graças uma cantata à Mãe de Deus!
No domingo, os espíritos se uniram na oração e no discernimento. Numa manhã bem democrática, as diferentes opções foram escutadas, debatidas e votadas. Finalmente, com a ajuda dos assessores, houve um consenso que trouxe muita alegria a todos.
O Regional Sudeste agora se chama Coração Tabor!
Somos o Coração porque, geograficamente, estamos no centro do Brasil. Atuamos como um poderosos motor econômico, político e cultural do país. Irradiamos a fé e Schoenstatt com nosso grande número de Santuários, lugares de peregrinação e meios de comunicação católicos. Mas acima de tudo, nossa gente é acolhedora! Somos uma terra de acolhida!
No coração sempre cabe mais um!
Um Ideal que fica apenas no plano das ideias, não gera vida. Pode surgir na cabeça, mas para dar frutos precisa estar enraizado no Coração. Não é diferente com nosso Brasil Tabor. A Mãe de Deus se encarregou de que Schoenstatt espalhasse suas raízes por nosso Regional:
9 Santuários conectados à dezenas de cidades, milhares de missionários da Campanha da Mãe Peregrina e incontáveis grupos do Terço dos Homens. Com audácia e humildade afirmamos: o Brasil tem um Coração Tabor.