Qual o conteúdo do nome MISSIONIS?
Ir. M. Jacinta Donati – Missionis é uma palavra, em genitivo, do latim, que traduzindo significa: “de missão“.
O antigo Regional Paraná, com as três dioceses que estão em território circunvizinhas, das dioceses de Ourinhos/SP, Presidente Prudente/SP e Assis/SP do Regional Sul 1, São Paulo, a partir do dia 22 de outubro de 2022, no Congresso de outubro, tem oficializado seu novo nome: Regional Missionis.
Um Regional de missão
Olhando para a condução de Deus Pai, em nossa história, com o profeta Isaias, podemos afirmar: “Assim diz o Senhor que te criou…não temas eu te escolhi, chamei-te pelo teu nome, tu é meu!” (Is.43)
Nos últimos anos, os assessores, da Central Regional, em suas reflexões e nos encontros anuais dos Presidentes dos Conselhos, particularmente em 2007, motivados pela Tabor Fest, vão identificando as características próprias da história do Regional Paraná e chegam a alguns conteúdos que fundamentam o nome escolhido.
Em primeiro lugar, destacamos o dia 12 de junho de 1935: Chegada da Obra de Schoenstatt ao Brasil, com as 12 primeiras Irmãs de Maria, missionárias, que passaram a morar na cidade de Jacarezinho/PR.
No envio missionário, pelo Fundador, Pe. José Kentenich, em Schoenstatt, em 12 de maio de 1935, elas recebem dele a incumbência de trazerem Schoenstatt ao Brasil, quando ele lhes disse: “Levem a cruz e Santuário”. A Cruz significa a entrega, a missão; o Santuário é o símbolo da missão específica e nos fala da tríplice mensagem de Schoenstatt – Aliança de Amor, Santidade da Vida Diária e consciência de Instrumento.
Nos nove primeiros anos, as Irmãs trabalharam no norte pioneiro, Jacarezinho, Ribeirão Claro e Londrina. Destacamos Londrina, onde foi edificada a primeira casa própria das Irmãs de Maria, o atual Colégio Mãe de Deus, e onde as Irmãs passam a exercer múltiplas atividades: na Escola, na Pastoral na Igreja Matriz, hoje Catedral, e no hospitalzinho, hoje Santa Casa.
Expansão nacional
Portanto, a partir do Paraná deu-se:
– A primeira ampliação em terras brasileiras! Em 1943, a convite dos Padres Palatinos, da Província do Rio Grande do Sul, algumas Irmãs de Maria partem de Londrina e assumem os trabalhos apostólico em Santa Maria/RS, onde foi edificada a primeira sede Provincial das Imãs de Maria, no Brasil.
– Aos poucos, surgem paralelamente, no Paraná e no Rio Grande do Sul, os primeiros grupos do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Logo depois da primeira visita do fundador, Pe. José Kentenich, em 1947, se desenvolve ainda mais o Regional Paraná e o Regional do Rio Grande do Sul.
– As visitas de nosso fundador em várias cidades de nosso Regional foram um grande impulso para a fundação do Ramos da Liga.
Definição e proclamação do Ideal e Missão Tabor
A definição e a proclamação o ideal e Missão Tabor, pelo Pe. Kentenich, aconteceu no dia 20 de abril de 1947, em Londrina.
A Epístola Perlonga é, na sua maior parte, escrita aqui
Além disso, o Paraná também recebe uma missão especial, na Cruzada pelo pensar, amar e viver orgânico, pois, a Carta do 31 de maio de 1949 (respostas do Pe. José Kentenich aos bispos da Alemanha) tem três partes escritas aqui: A primeira é concluída e enviada de Londrina, no dia 10 de julho de 1949. Outra é concluída e enviada de Jacarezinho, em 25 de julho, do mesmo ano. E a conclusão é concluída e enviada também de Londrina, em 31 de julho de 1949.
Família Missionária
Também não podemos deixar de consideram, nos últimos anos, o surgimentos das diversas modalidades de Missões, no Paraná: Principalmente as Missões Familiares e Universitárias!
Analisando a voz de Deus em tudo isso, é muito evidente que nosso nome seja: Missionis!
Somos uma Região da Missão, em Missão e para a Missão!