A Rainha recebe o Cetro
Ir. M. Lourdes Fátima da Silva – A Família de Schoenstatt, em Guarapuava/PR, celebra, no dia 16 de outubro, o jubileu de prata de sua Rainha, no Santuário Tabor das Vocações. Junto com os peregrinos, preparamos um presente especial: A entrega do Cetro para a Rainha, como sinal de nossa confiança cega em seu poder intercessor, pelas vocações para Schoenstatt e para a Igreja.
Um Cetro que representa vidas
No decorrer do ano jubilar, o Cetro peregrinou pelas paróquias das cidades de Guarapuava Pinhão e Turvo, entre os Ramos das Famílias, Mães, Jufem, Jumas, Lafs, Liga dos Homens, entre o Terço dos Homens, a Campanha da Mãe Peregrina e a Associação civil, que administra o local.
Por cinco meses a preparação da entrega do cetro era memorado nas missas, no Santuário, e, como preparação espiritual, rezamos uma oração à Rainha das Vocações. Cada dia 18 era um dia de unidade, expresso quando o Cetro da Rainha era entregue de um grupo para outro.
Com nosso bispo, louvamos nossa Rainha
Dia 16 de outubro, Dom Amilton Manoel da Silva, nosso bispo diocesano, preside a santa missa e exalta a Rainha das Vocações, como Mãe e intercessora, aquela que pode dizer ao próprio Deus: “Nosso Filho”. Enquanto rezamos juntos a oração e a Rainha recebia o Cetro, em sua imagem, cada um podia realizar este ato, bem pessoalmente, ao colocar uma pequenina coroa e cetro, em adesivo, numa pequena estampa da MTA.
A Rainha transfigura realidades
O cetro traz em si a história de vida e as vivências de muitas pessoas, por isso, são elas que se entregam como louvor, gratidão e súplica à Rainha das Vocações. Nos depoimentos a seguir, podemos conhecer um pouco sobre isso:
Marenice Terezinha Fonseca, coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, na cidade de Guarapuava, nos conta:
Recebi o Cetro justamente no dia do meu aniversário e as missionárias vieram para comemorar. Eu não gostava de comemorar. Para mim, era somente a passagem de ano, porque eu recordava como, nesse dia, minha mãe vinha na minha janela e cantava para mim. Mas, nesse ano, aceitei a festa, porque o Cetro estava aqui. Rezamos juntas e, enquanto o cetro passava de mão em mão, cada uma olhava o cetro e para a Mãe e Rainha e faziam o pedido, que ela colocasse o Cetro onde precisava, em sua situação pessoal. Eu pedi para que ela me ajudasse a aceitar comemorar a festa do meu aniversário. Recebi esta graça.
Marciele Aparecida Paidosz é presidente da Associação, de 2020 a 2022, e narra:
A Associação Tabor das Vocações, no final do ano de 2021, fez um “amigo secreto de oração”, em que cada membro e também as Irmãs de Maria de nosso local nos comprometemos a rezar pela pessoa a qual tirou o nome no papelzinho. Foi um gesto que uniu a equipe e fez cada um se comprometer com o seu amigo. Pela peregrinação do cetro, que foi entregue a MTA no último dia 16, surgiu a ideia de cada um revelar o amigo secreto na passagem do cetro. Isto é, cada membro revelava o amigo pelo qual rezou naquele ano e entregava o cetro para passar um ou dois dias com outra pessoa. Cada um revelava com muita alegria e ficava ansioso na espera: ‘Quando será a minha vez? Quem rezou por mim?’ Foram 12 pessoas que participaram dessa vivência e cada pessoa entregou no cetro da MTA as intenções de seu amigo. Hoje, quando entramos no Santuário, podemos admirar e lembrar que ali está a minha intenção e a intenção de cada um que faz parte da Associação.
A serviço dela
Agradecemos a nossa Rainha das Vocações pelo seu poder intercessor e por atrair muitos ao seu Santuário. Em Cristo, ela transfigura suas realidades, despertando em cada coração a alegria da realização pessoal, em filhos e filhas de Deus.
Enquanto recordamos agradecidos, esse dia de graças, já nos alegramos em preparar os 32 anos da bênção deste Santuário, no próximo dia 20 de novembro. Desta forma, permanecemos como Família, a serviço de nossa Rainha das Vocações.
Fotos: Leomar Vornes