Pe. Clodoaldo Kamimura e Ir. M. Rosequiel Fávero – No Congresso de Outubro realizado em Santa Maria/RS, já é costume realizar, no início dos trabalhos do sábado à tarde, um intercâmbio sobre a vida da Família de Schoenstatt em suas dioceses. Neste ano, entre tantas informações foi falado sobre um novo nome para o regional.
Questionamentos sérios a respeito vieram à tona. Após os esclarecimentos, um nome fantasia foi lançado espontaneamente no ambiente, que ocasionou uma risada geral e trouxe uma atmosfera bem familiar a respeito. Foi proposto, em seguida, que as sugestões para o nome do regional fossem colocadas num mural. Para surpresa dos assessores, houve bastante adesão dos congressistas. A maioria dessas sugestões coincidiu com a intuição anterior da central de assessores, assim que foi possível já proclamar, durante um dos plenários, o novo nome do regional que abrange atualmente os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul:
Regional Tabor
Por que Tabor?
Porque nesta região sul foram lançadas muitas sementes para o Ideal e a Missão Tabor, concretizado no nome do primeiro Santuário de Schoenstatt do Brasil, o Santuário Tabor.
Não por mérito próprio, mas por obra da Divina Providência, nosso Pai e Fundador esteve muitas vezes em Santa Maria, realizando ali importante atos: a Carta de Santa Maria, a coroação da MTA como Rainha da Filialidade Heroica, os inúmeros retiros para sacerdotes, entre outros.
Ao assumir o significativo nome ‘Tabor’ para o Regional, a Família de Schoenstatt do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se torna ainda mais consciente da sua herança e missão.
E o Nordeste e o Norte fica com qual Regional
Regional Norte e Nordeste. Eles ainda estão estudando para definir o nome do regional.