Suellen Figueiredo* – O Santuário Matris Salvatoris, em Salvador/Ba, é o local sede, neste ano, onde se realizou o Congresso de Outubro da Família de Schoenstatt do Regional Nordeste/Norte. Cada ano esse evento acontece em um Santuário diferente. Neste ano o congresso teve como tema: Mãe Rainha, leva-nos à Aliança com o Cristo do Tabor.
Um reencontro na alegria e na partilha
A Família de Schoenstatt se reuniu, à sombra do Santuário, para, pela primeira vez após a pandemia, estar em Família e pensar sobre o novo ano que já se aproxima. Foi uma alegria poder rever os amigos e estar na casa da Mãe.
O primeiro dia, foi dedicado a acolher a Família e observar os frutos dos últimos anos. Cada local compartilhou as atividades e experiências e conheceu também as novas iniciativas na evangelização e na condução da Família. A benção da noite foi realizada com a adoração ao Santíssimo Sacramento.
O amor de Cristo nos move
No dia seguinte, a oração da manhã, conduzida pelo Pe. Jonathan de Jesus, capelão do Santuário, tinha como tema: “Cristo na Palavra”. Depois, o Pe. Afonso Wosny introduziu o tema do dia, com uma reflexão sob o Ideal Tabor, trazendo uma visão clara do contexto pós pandemia da nossa Igreja e como nós devemos responder a isso com nosso Carisma:
“Querida Família de Schoenstatt, o amor de Cristo nos urge! Vivemos tempos de mudanças, de atualização – “aggiornamento” do nosso carisma, não tenhamos medo de provar novas formas, iniciativas e ideias para que o amor de Cristo e Maria cheguem a todos! Levemos juntos deste Congresso um novo impulso para cada um dos lugares onde Deus nos colocou, deixemo-nos complementar uns pelos outros e apostemos pela força do AMOR, afinal, é uma Aliança de Amor que nos fez estar aqui reunidos…”
Pentecostes é vida
A tarde foi dedicada a transmissão do Congresso de Pentecostes, com a Suellen Figueiredo, que participou em representação do Brasil, pelo nosso Regional. Ela nos trouxe uma visão geral sobre como foi esse evento da Família de Schoenstatt Internacional e como a carta fraterna nos impulsiona para este tempo pós pandemia e diante da realidade da causa Kentenich.
Inspirados pelo impulso do Congresso de Pentecostes, formaram-se os grupos de trabalho para discutir: Como nós, Família do Nordeste, queremos responder a carta fraterna e como queremos aplicar nos projetos e trabalhos do ano que se aproxima?
A noite, no parque dos ventos, meditamos o Evangelho do Tabor, num encontro com Cristo.
Com a juventude: Schoenstatt em saída
O domingo é dedicado à Juventude de Schoenstatt, que ao longo de todo congresso seguiu animando com música e alegria toda Família. Jumas e Jufem apresentaram um painel sobre a imagem schoenstattiana de Cristo, de forma prática e à luz do exemplo de vida dos heróis de Schoenstatt.
Em seguida, impulsionados pela força e energia da nossa juventude e inspirados pelo tema deste congresso, a Família se reuniu ao redor do Pai e do Santuário, para renovar seu compromisso com a missão e o carisma, transmitidos a nós pelo Fundador, e fomos novamente enviados como Schoenstatt em saída.
Nota: A Família de Schoenstatt de nosso Regional continua trabalhando para a definição do nome do Regional.
*Suellen Figueiredo pertence a Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, em Recife/PE
Fotos: Taciana Ferreira