Ir. M. Nilza P. da Silva – O Vaticano publicou, nesta semana, o Documento da Etapa Continental para o próximo Sínodo. Como consta no site Vatican News: Trata-se do Documento, com a consulta ao povo de Deus, que servirá de base, para os trabalhos da segunda etapa do caminho sinodal, lançado pelo Papa Francisco, em outubro de 2021. Durante esta primeira etapa, os fiéis – e não apenas – de todas as dioceses em todos os cantos do mundo, estiveram envolvidos em um processo de ‘escuta e discernimento’. Os resultados das reuniões, convocações, diálogos e iniciativas inovadoras – acima de tudo, o dos Sínodos digitais – foram enviados em síntese à Secretaria Geral do Sínodo e foram reunidos em um único documento: o ‘Documento de trabalho para a Etapa Continental’.
Nas aproximadamente páginas que compõem o Documento, há toda a humanidade, com suas feridas e medos, suas imperfeições e instâncias. É um documento de trabalho que procura trazer à tona as vozes do Povo de Deus, com suas intuições, suas perguntas, suas discordâncias.
Os especialistas que se reuniram, entre o final de setembro e o início de outubro, em Frascati, nas proximidades de Roma, para redigir o texto falam de ‘um quadro de referência’ para as Igrejas locais e as Conferências episcopais, tendo em vista a terceira e última etapa do sínodo, com a Assembleia dos Bispos a ser realizada em Roma em outubro de 2023 e, novamente, em 2024.
No link, pode-se ler o Documento na íntegra e em Português
Continuemos a acompanhar esse importante sínodo com nossas orações e participemos vivendo em sinodalidade, no empenho para ouvir o outro com o coração e não deixar ninguém excluído de nosso amor.
Fonte: VaticanNews e Site do Sínodo