Ir. M. Nilza P. da Silva – Durante todo o mês de outubro, as ruas de Belém do Pará viram rios e mares. O rio é das águas das graças trazidas por Nossa Senhora de Nazaré, que em seu andor enfeitado, caminha sobre os ombros de seus filhos, enlaçados no amor a ela, um amor mais forte do que as cordas do círio. São muitos milhares de filhos, vindos de todos os locais do Brasil, formando um mar de todas as cores e culturas.
Terço dos Homens em ação
Neste ano de 2022, mais uma vez, centenas de membros do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), com sua camisa azul, eram como o manto estendido da Mãe, aclamando-a pela reza do terço, dentro e fora da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
“O Terço dos Homens Mãe Rainha, da Arquidiocese de Belém, participa em diversas etapas, desde a acolhida de promesseiros até as diversas romarias e a reza do terço, no Santuário Basílica, todas as noites, durante os 15 dias de festejo,” conta Júlio Grandi.
Entre os milhões, ali estão eles
No dia central da festa, 9 de outubro, na grande procissão de mais de 2 milhões de devotos, era visível um grande grupo azul dos Homens do Terço, animando a multidão no louvor mariano pelas contas do rosário. Mas, engana-se quem pensa que a festa termina nesse dia. A quadra nazarena, como é chamado os dias de festejo, vai até o final do mês, com procissões, apresentações musicais e santas missas solenes, quer sejam nas ruas ou na Basílica.
Um Dia da Aliança, em pleno Círio
Por isso, dentro as grandes celebrações do círio, também chamada de Quadra Nazarena, está também o 18 de outubro, como o grande dia da Aliança de Amor. Na programação oficial desse dia da festa consta a participação especial do THMR. Às 18 horas, no Santuário Basílica de Nazaré, Dom Aloisio Pena Vitral, Bispo Emérito de Sete Lagoas/MG, presidiu a missa, oferecida nas intenções do THMR e da Guarda de Nazaré. (veja aqui)
Em sua homilia, Dom Aloisio destaca que Deus escolheu Maria, como menina simples, e ela disse sim. “Assim também Jesus escolhe a cada um de nós… a você e a mim, com nossa pobreza e limites, poque Deus escolheu os que ele quis”
“A Basílica de Nazaré estava uma verdadeira onda azul. Os homens do terço tomavam conta da Basílica. Cada homem envergado com a camisa de sua Paróquia, o que motivou o presidente da celebração, Dom Aluísio, a destacar a importância do Terço dos Homens como um movimento de evangelização muito forte na Igreja e que está crescendo em todo o Brasil. Eu me senti emocionado e muito gratificado em participar desse momento,” conta Walbert Monteiro, da Paróquia da Santíssima Trindade.
Terço na mão é fé na missão
“A celebração serviu para fortalecer a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha. No momento, em que a Palavra de Deus nos convida a sermos luz no mundo, canal do amor de Cristo e instrumentos de evangelização, devemos sempre buscar o olhar intercessor da Mãe Santíssima para nos guiar,” diz Luiz Carlos Reis de Souza, da Paróquia São João Batista de Icoaraci.
Júlio partilha também que, em seguida da Missa, ressoa em toda a Basílica, “o terço rezado, em honra de Nossa Senhora, por cerca de 250 membros do THMR”. Centenas de outras pessoas acompanhavam o terço, dentro da basílica, e o louvor a Maria retumbava em todo espaço.
Para Guilherme Campos, da Paróquia São Francisco Xavier, foi “muito Belo, prazeroso e emocionante a participação na Missa e a reza do terço, celebrando a Aliança de Amor com Maria, nossa Mãe. Nosso Movimento é e sempre será: ‘Terço na mão e fé na Missão’. É assim que posso descrever os momentos de oração, vigília e entrega pessoal à Nossa Senhora, Mãe e Mestra da igreja Cristã.”
“Tudo isso é um pouco de nossa história, para dizer quantos momentos belos o THMR vive aqui em Belém,” finaliza Júlio.
Veja mais sobre a participação do THMR nas celebrações do Círio