Suellen Figueiredo – De 11 à 15 de novembro, a Arquidiocese de Olinda/Recife será sede do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Essa celebração tão importante para Igreja no Brasil, tem o tema: “Pão em todas as mesas” e o lema: “Repartiram o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.
Histórico
Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja católica, em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. (cf.Jo 4,23).
A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos, com apoio de São Pedro Julião Eymard, e a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.
No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o II Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias 3 e 7 de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde, cujo tema foi: “Eucaristia e a vida cristã”. O III CEN foi realizado no parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.]
Congresso Eucarístico 2023
De acordo com a sequencia normal, o Congresso seria realizado no ano de 2020. Mas, a pandemia adiou. Então, neste ano, o Congresso Eucarístico volta ao Recife e traz consigo, mais uma vez, a vivência do Cristo Eucarístico. Nesses dias, Recife se torna o altar do Brasil. A programação que vem acontecendo, desde abril, em preparação deste ano, vem movimentando todo o estado e região. O Congresso será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco.
No segundo dia, acontecerá um Momento Mariano, transmitido dos Santuários Marianos da Arquidiocese para todas as paróquias do Brasil. No programa está a oração do Terço, cada mistério será em um Santuário. O segundo mistério será realizado no Santuário de Schoenstatt Tabor da Nova Evangelização, que receberá o Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina/PR.
Além deste momento, a Família de Schoenstatt de Olinda/Recife estará presente, reforçando as programações nas paróquias, especialmente pelos grupos do Terço dos Homens Mãe Rainha e da Campanha da Mãe Peregrina.
É possível acompanhar toda programação pelo site oficial (https://cen2020.com.br/) e por todos os meios de comunicação católicos, presentes no evento.