Guto Kater – Não é de hoje que o mundo dos negócios vive um vazio existencial. A busca incessante pelo sucesso faz com que muitas empresas se desviem do caminho e, consequentemente, percam a essência naquilo que fazem. Dar sentido ao trabalho, por meio de valores, princípios, e principalmente do alinhamento do ideal pessoal com a missão da empresa, é uma forma legítima de buscar o verdadeiro sucesso empresarial.
Cuidar das pessoas
O próprio Papa Francisco tem se dedicado em orientar empresários e empreendedores a dar sentido aos seus negócios. Em agosto, ele nos propôs orarmos pelos pequenos e médios empresários, no cenário de retomada pós pandemia e guerras, exaltando a importante missão que têm pelos empregos gerados e pela responsabilidade social que exercem. Mais recentemente, em outubro, aconselhou jovens empreendedores espanhóis a olharem para seus negócios com a cultura do cuidado. Segundo ele, por meio do empreendedorismo, podemos cuidar das pessoas, contemplando a profecia, o relacionamento com Deus e a relação Trabalho e Pobreza nessa jornada empreendedora.
Nesse sentido, e alinhados com os pedidos da nossa Igreja, realizamos, no dia 29 de Outubro, o II Congresso Nacional CIEES Brasil, com o tema:
Missão Empresarial – Quando o sucesso encontra a santidade.
Num dia ensolarado, no Santuário de Schoenstatt, em Atibaia/SP, um grupo de mais de 30 pessoas, entre empresários, empreendedores e profissionais de empresas, partilharam experiências e aprendizados que agregaram aos negócios de cada um.
Planejamento estratégico: Clareza na Missão, foco na execução
Esse foi um tema muito oportuno que abriu o II Congresso Nacional do CIEES Brasil. Ministrado pelo empresário André Luis Nassif. Os participantes puderam analisar como está a qualidade da sua “execução” em quatro áreas importantes da vida (Familiar, Religião, Vínculos sociais e Profissional) e aplicaram o conhecimento absorvido, num exercício que ajudou cada um dar prioridade e foco em duas dessas áreas. Israel Costa partilha sobre esta conferência: “Duas palavras que serviram para alinhar setores da minha vida, Foco e Disciplina, já estou aplicando o aprendizado e tenho uma guardiã a minha esposa Sônia, estávamos juntos no congresso e ela é a principal responsável por eu já estar melhorando muito o meu desempenho na execução do que me disponho a fazer.”
Outro momento importante foi a palestra da tarde, ministrada pelo presidente do CIEES Brasil, Guto Kater. Com a temática do evento, ele conduziu os participantes a refletirem a relação que o ideal pessoal tem com o propósito empresarial, fazendo um paralelo disso com a busca da santidade individual e o consequente impacto disso no verdadeiro sucesso empresarial. “Pudemos ver na prática, que realmente é possível ter Sucesso e Santidade alinhadas em nossas empresas e em qualquer área da nossa vida,” dizem Sonia e Israel Costa.
Aliança de Amor
O II Congresso Nacional do CIEES Brasil foi encerrado com uma missa, presidida pelo Pe. Marcelo Aravena, e tivemos a alegria de ter mais uma Aliança de Amor selada nessa missa, fruto de um trabalho, no último ano, de formação realizado com empresários. Esse resultado profícuo nos alegra, pois, por meio de nossos encontros empresariais, novas alianças vem sendo seladas.
Uma jornada empreendedora do Brasil para o mundo
Ao final desse II Congresso Nacional do CIEES Brasil, fica a certeza de que a nossa jornada está apenas começando. Cada empresário, empreendedor ou profissional das empresas que participaram pode contribuir muito com testemunhos, partilha de experiências. Juntos, podemos chegar mais longe, pois estamos alinhados com o CIEES Internacional e o próximo passo é nos apoiar mutuamente para levarmos essa experiência de dar sentido aos nossos negócios, vivenciando a nossa fé também no mundo do trabalho e dando testemunho de vida àqueles que conosco convivem.
* Augusto Kater é presidente do CIEES Brasil
Fotos: Guto Kater
Site do CIIES Internacional