Ana Cláudia Pereira* – O Santuário Tabor das Vocações, em Guarapuava/PR, formou seu primeiro grupo da Liga dos Homens em 01 de novembro. Após seis meses de preparação, os integrantes participaram do encontro e da Santa Missa que marcaram o início do ramo. As reuniões que antecederam a formação do grupo foram de oração, partilha, estudo e fortalecimento de vínculos.
Em Guarapuava/PR, a Liga dos Homens de Schoenstatt nasceu na mesma data em que a Igreja celebra o Dia de Todos os Santos, indicando que a Mãe e Rainha continua a atrair corações e educá-los para a santidade. Foi por meio da Aliança de Amor que surgiu, há mais de um ano, a ideia de formar um grupo de homens schoenstattianos.
Frutos da Aliança de Amor
Alguns dos participantes do primeiro Círculo da Aliança de Amor, realizado em 2021, manifestaram o desejo de continuar sua caminhada à sombra do Santuário. Foi então que Danilo Muraro Canhoto entrou em contato com a Liga dos Homens, em conversa com o assessor do ramo, Pe. Vandemir Meister; no entanto, esse aceno da Providência precisava de tempo para se concretizar.
Em maio de 2022, durante uma peregrinação em grupo, a Liga dos Homens começou a tomar forma. “Fomos ao Eremitério Monte Alverne, aqui em Guarapuava/PR. Durante o terço, comentamos que não sabíamos o porquê de estarmos reunidos ali, mas tínhamos certeza de que Deus tinha um propósito para aquela turma. Estávamos reunidos entre homens, mulheres, jovens, adultos”, relata Danilo.
Não seriam esses os fundadores?
Naquele dia, manifestou-se novamente a ideia de formar um grupo de homens. “No final da tarde, alguns de nós fomos rezar no Santuário Tabor das Vocações. Em frente ao Santuário, veio a inspiração, olhei as fotos do nosso passeio e pensei: não seriam esses os fundadores da Liga dos Homens?”, relembra Danilo, que estava presente junto de Julio Barreto Junior, Rodrigo Borges de Lis e Saulo Eduardo Maestri.
Após o desenvolvimento do cronograma de formação, com apoio da Ir. M. Lourdes Fátima da Silva, e a adição de mais um integrante, Lucas Correa da Luz, o grupo deu início à sua formação em junho deste ano, nutrindo uma devoção especial a São José.
Com o início das atividades neste mês de novembro, o ramo da Liga dos Homens de Schoenstatt em Guarapuava/PR já lança um olhar para o futuro. O objetivo é convidar mais homens, formando um ramo de católicos dedicados à busca do reino de Deus, que amam Jesus e Maria, estudam, compartilham vivências e apoiam-se mutuamente na busca da santidade.
*Ana Cláudia Pereira é schoenstattiana e colaboradora da Comunicação Oficial