Um presente jubilar de gratidão
Ir. M. Diná Batista de Souza* – Finalmente a Custódia chegou ao seu lugar definitivo. O 10 de novembro foi muito especial para a Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (LAFS), no Brasil. Ir. M. Diná, Assessora da LAFS no Regional Coração Tabor, em nome de toda a LAFS Brasil, entrega, oficialmente, o presente jubilar ao reitor do Santuário Original, Pe. Pablo Xavier Pol.
Isso aconteceu, no final da Santa Missa, no Santuário Original, transmitida ao vivo (veja aqui). O Reitor pede que Ir. M. Diná explique o significado do presente, expressa sua alegria e gratidão e abençoa a Custódia. Durante toda a celebração, deixou o Ostensório lirial estava sobre o altar e, ao final, Pe. Pablo coloca o Santíssimo Sacramento e dá a primeira bênção com o Ostensório neste lugar de graças. Depois, durante todo o dia, a adoração ao Santíssimo Sacramento foi feita com este Ostensório.
Um presente jubilar
O ano de 2020 foi um ano marcado com muitos acontecimentos alegres e desafiadores. Entre tantos, porém, a Liga Apostólica Feminina e todas as mulheres schoenstattianas celebraram o Ano Jubilar dos 100 anos do início da participação feminina no Movimento Apostólico de Schoenstatt.
A LAFS celebrou este centenário de forma muito expressiva em todo o mundo, mesmo em meio à pandemia. A LAFS BRASIL se uniu às diversas celebrações e preparou um presente jubilar: Um Ostensório (Custódia) para o Santuário Original. Era o desejo e o plano que, em agosto de 2020, durante um Congresso Internacional das Mulheres, uma delegação do Brasil presentearia o Ostensório. No entanto, a pandemia impediu que o Congresso acontecesse presencialmente. Muitas celebrações jubilares foram feitas no lugar Schoenstatt e acompanhada on-line. E o presente ficou no Brasil aguardando o momento de chegar ao seu lugar definitivo.
Seu simbolismo
Este Ostensório tem características originais que expressam seu Ideal de Ramo. Possui uma haste em forma de lírio que lembra a essência do ser feminino, a forma do Santuário e os raios que recordam o Brasil Tabor, a irradiação do Ideal em todos os âmbitos: familiar, profissional, social, missionário etc. A lúnula do Ostensório abriga a hóstia consagrada para adoração dos fiéis. Assim também cada participantes da LAFS como guarda e portadora deste tesouro, se empenha em ser um tabernáculo vivo para o mundo.
O Ostensório foi conquistado material e espiritualmente pela LAFS do Brasil. Ele peregrinou e visitou cada grupo da LAFS em quase todo o país. Por onde passou, as liguistas assinaram seus nomes numa folha que foi introduzida na base do Ostensório, simbolizando seu compromisso com os ideais que anuncia. Desse modo, cada participante da Lafs pode estar permanentemente dentro do Santuário Original, representada pelo seu nome.
Somos gratas à Mãe de Deus que preparou este dia para receber este presente. Que ele seja para sempre o sinal visível da unidade da LAFS BRASIL com Schoenstatt e seus ideais, mantendo seu compromisso de serem com Maria, a Rainha das Mulheres do Mundo Inteiro, protagonistas da história.
* Ir. M. Diná é Assessora da LAFS Regional Coração Tabor
Parabéns a LAFS pelo belo presente….