Ir. M. Nilza P. da Silva – Cada dia 18, milhares e milhares de pessoas, do mundo inteiro, peregrinam até o Santuário Original, para renovar sua Aliança de Amor. Podem ir espiritualmente, por meio de uma foto, de um site, da transmissão pelo Canal do Youtube… Um pequeno número pode estar lá fisicamente, representando seus irmãos na Aliança. Mas, a Mãe e Rainha dilata seu coração, pela pequena Capelinha no vale, derramando as graças e enlaçando vidas em todos os continentes.
Uma paroquiana do Santuário Original
Contudo, tem gente que recebe um pouco mais e tem o privilégio de ser “paroquiana do Santuário Original”: “Ser Paroquiana do Santuário Original é uma benção! Poder participar, todos dias, da santa missa aqui, fazer minhas orações, pedir por todos que eu trago em meu coração e por todos que me pedem orações, fazer aqui as minhas contribuições ao Capital de Graças, sentir a paz que emana desse lugar, sentir que nossa Mãe e Rainha ‘tem tempo para mim’ e está sempre me aguardando. Ah, isso não tem preço!” diz Regina Baston Nascimento, que desde julho morou e trabalhou na Casa dos Peregrinos, em Schoenstatt.
No Santuário encontrei um lar e uma missão!
Ela conheceu o Movimento Apostólico de Schoenstatt, em 2001, quando colocou o primeiro pé no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa do Pai, na Vila Mariana, em São Paulo/SP, e a Mãe roubou seu coração. A espiritualidade a encantou: “No Santuário encontrei um Lar e uma missão,” explica ela. Com seu esposo, Horácio Nascimento, foi missionária e coordenadora da Mãe Peregrina. Após o falecimento de seu esposo, Regina inicia na Liga de Mães de Schoenstatt.
Em 2017, ela pode conhecer o Santuário Original. Daí nasce um sonho: E se uma vez eu pudesse ajudar a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, aqui neste lugar de origem? Mas, como? Ela também não tem a resposta. Mas, verdade é que a cada ano esse desejo só aumenta. Com ele, a certeza: A Mãe vai cuidar perfeitamente disso… e Ela cuidou!
Aprender no local de origem o que é Schoenstatt!
Neste ano, do início de julho até final de outubro, Regina dedicou suas forças a serviço da missão da Mãe de Deus, em Schoenstatt. “Só bênçãos e alegrias! Graças e mais graças! Vivências e testemunhos enriquecedores e inesquecíveis!” Assim ela responde quando lhe pergunto sobre suas experiências. Mas, peço para ela detalhar em que consistiu isso tudo e ela conta:
“Nesse tempo todo, que fiquei em Schoenstatt, aprendi in loco muito mais sobre a história tão rica do nosso Movimento, sobre a Espiritualidade e Pedagogia de Schoenstatt. Pude morar na Pilger Haus, a casa de acolhida aos peregrinos, onde fiz de tudo, desde cozinhar, limpar, arrumar, pois vim para isso: Trabalhar para a Mãe, em Schoenstatt.
Chegam peregrinos de norte a sul do Brasil
Pude também ajudar na acolhida dos peregrinos e na explicação do lugar e da espiritualidade de Schoenstatt. Têm chegado cada vez mais peregrinos. Peregrinos brasileiros e também peregrinos de língua portuguesa, que moram por aqui (na Alemanha) e muitos grupos que vem de norte a sul de nosso Brasil. Eles vêm também de todos os lugares do mundo. Hoje, por exemplo, temos um grupo de brasileiros de São Paulo, grupos da Polônia e da Índia.
Ajudei a Ir. M. Isabel Machado, responsável pelo secretariado de peregrinação, no idioma português. Então, peregrinei com eles pelos diversos lugares de Schoenstatt, porque há muitas coisas além do Santuário Original. Expliquei um pouco sobre a história do Movimento, ao longo dos anos, sobre as graças do Santuário, a Pedagogia de Schoenstatt e a Cultura da Aliança.
Ensinar e aprender com eles
Nas conversas e partilhas com os peregrinos pude observar, aprender e acho que também retribuir um pouco a eles, dando da alegria e força que tenho recebido de nossa Mãe e Rainha e Educadora, no decorrer dos anos. Aqui a gente realmente sente que nossa Mãe quer nos ajudar a nos tornamos pessoas cada vez melhores. A gente sai daqui com mais clareza sobre nosso Ideal Pessoal.
Imagine: Estar aqui, no Santuário Original! Rezar todos os dias ali, acolher cada família, cada grupo de peregrinos que chega, principalmente os do nosso Brasil. Ouvir as explicações da Ir. M. Isabel para cada um deles é um aprendizado e uma benção.
Ver estampada em cada rosto a alegria e a emoção de cada um ao chegar e se sentir em casa é uma lembrança que guardarei como um tesouro em meu coração. As pessoas realmente sentem que ‘Aqui é bom estar!’.
Sim, eu conheço esta terra maravilhosa!
Neste dia de nossa Aliança de Amor só tenho a agradecer a Deus, por todos os ensinamentos e testemunhos que presenciei. No dia 31 de julho, assinei a Carta Branca, no Santuário Original e no dia 15 de setembro fiz minha Aliança Filial com o Pai e Fundador. Outro grande presente foi poder passar o dia 18 de outubro onde toda nossa história começou! É mais um presente da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt para mim.
Meu desejo é que todos nós, unidos na força da Aliança de Amor, como Família schoenstattiana, nos mais de 200 países onde temos o nosso Movimento, possamos dizer como nosso Pai e Fundador: ‘Sim , eu conheço essa terra maravilhosa, é o prado do sol no brilho do Tabor, onde Nossa Senhora Três Vezes Admirável impera no meio de seus filhos prediletos e retribui fielmente todos os dons de amor, revelando sua glória, sua infinda e rica profundidade: É minha terra natal, minha terra de Schoenstatt!’
Levemos o brilho do Tabor ao mundo todo!
De volta ao Brasil quero continuar nas mãos amorosas de Deus Pai, tentando contribuir, sendo um pouquinho o reflexo de nossa Mãe e Rainha e levando Cristo, por meio de nossa Cultura da Aliança, para todas as pessoas que necessitem de amor e misericórdia. Com imensa gratidão por tudo o que eu vivenciei, planejo levar um grupo de nossa Diocese de Barretos para que, em breve, eles também conheçam o Santuário Original.
Tenho também pedido sempre, para que todos nós possamos ajudar a Família de Schoenstatt a crescer cada vez mais e levar o brilho do Tabor e as glórias de Cristo e de Maria ao mundo todo.
Em tudo recorrer a Deus! Deus é Pai, Deus é bom e bom é tudo o que Ele nos faz! Mater Perfectam Habebit Curam et Victoriam (A Mãe cuida perfeitamente e vence)!”
Para quem deseja peregrinar ao Santuário Original, as informações estão no site do Secretariado Internacional de Peregrinações
Fotos enviadas pela Regina Bastos