Quem assiste uma reportagem pode não ter noção do tanto de trabalho que há atrás de cada segundo de exibição, de cada parágrafo escrito ou cada foto registrada. A comunicação do Movimento A. de Schoenstatt no Brasil é feita somente com voluntários. A maioria não tem formação acadêmica em alguma área da comunicação, mas, tem um amor que os faz ousados e a consciência de missão que inquieta. Taciana Ferreira é pedagoga, coordenou durante anos a Equipe de Comunicação no Santuário, em Recife/PE, e atuou como auxiliar na produção da Reportagem Especial sobre Schoenstatt, no Nordeste. Hoje, ela partilha conosco sua experiência:
Taciana Ferreira* – No período do Jubileu de 30 anos do Santuário Tabor da Nova Evangelização, Santuário Mãe do Nordeste, aconteceu a gravação de um programa especial da TV Canção Nova. Retratando a origem do Movimento A. de Schoenstatt, em terras pernambucanas. Os jornalistas da emissora acompanharam várias atividades que foram realizadas no período da novena e a festa. Tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do dia-a-dia do primeiro Santuário dedicado à Mãe e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Nós tivemos o cuidado de apresentar para a equipe como foi a Chegada da Mãe Rainha no Nordeste, em várias dimensões: histórica, com a visita ao Engenho Tapacurá, em São Lourenço/PE, onde foi entrevistada a Maria do Carmo Lencastre, sobrinha de Padre Miguel Lencastre – responsável por iniciar a devoção à Mãe e Rainha Três Vezes Admirável na região. Integraram também este bloco de entrevistas a historiadora Maria Auxiliadora Leal e a benfeitora Maria Manuela Costa, que atuaram na chamada ‘geração fundadora’, quando o Santuário iniciou seus trabalhos no bairro Ouro Preto, em Olinda/PE, no ano de 1992.
Dimensão peregrina
As Irmãs de Maria, Ir. Jéssica Maria Gassen e Ir. M. Daiane Freisleben participaram como porta-vozes da Campanha da Mãe Peregrina, que desde a década de 80 proporciona, diariamente, a visita da Mãe de Deus aos lares nordestinos. O serviço apostólico, Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), um dos belos frutos da grande árvore de Schoenstatt e que se originou a partir do ardor missionário dos olindenses, igualmente recebeu destaque a partir da colocação de Pe. Argermiro Ferraciolli, secretário nacional do THMR.
Dimensão Social
Destacamos a importância social do Santuário, como Movimento em saída, com a campanha ‘Mãe Rainha da Misericórdia’ – idealizada pelo reitor do Santuário, Pe. Vitor Possetti – que inspirada na passagem bíblica do Evangelho de São Mateus, 25, ajuda aqueles que mais precisam de amparo; e a descentralização da devoção mariana pelo interior do Nordeste, a partir do Santuário de Olinda. As Mulheres Empreendedoras e as visitas da misericórdia (hospitais, prisões e moradores de rua). A Equipe teve a oportunidade de acompanhar uma visita no Hospital do Câncer, do Recife/PE, para a entrega de doações, visitas aos leitos e uma celebração na capela do Hospital.
Dimensão Familiar
Por fim, apresentamos a Dimensão Familiar, com a apresentação dos Ramos e Ligas do Movimento, Aliança de Amor, Santuário Lar e toda vitalidade atual e a importância do movimento na vida diária, na fé viva, unindo o antigo e o novo em torno do nosso ideal: Tabor da Nova Evangelização.
O trabalho resultou em um programa especial, de aproximadamente 50 minutos, que foi ao ar durante o Repórter Canção Nova, do dia 20 de novembro, e está disponível no Canal do Youtube.
Um encontro com a Deus, por meio de Maria
Para o jornalista Emerson Tersigni, esta foi uma grata oportunidade de encontro com Deus por meio de Nossa Senhora. “A vida jornalística nos permite conhecer realidades religiosas e, sobretudo, nos edificarmos espiritualmente a partir da dinâmica de cada local. Realizar uma imersão na espiritualidade de Schoenstatt, por meio do Santuário de Olinda, é a certeza de que a Mãe de Deus nos ama e colabora para que haja, de fato, esta transformação para Cristo. Volto para São Paulo, pleno do Espírito Santo e motivado a seguir na fidelidade junto as coisas do alto”, afirmou.
“Eu carrego comigo a felicidade de ter vindo de Atibaia, uma cidade no interior de São Paulo. que tem um Santuário da Mãe Rainha. Cresci vivendo essa devoção a Mãe de Deus. Para mim, estar em um Santuário de Schoensttat é mais do que um trabalho que me incumbem: um encontro com a Mãe de Deus. Sou grato a Providência Divina e a Misericórdia de Deus por me confiarem essa oportunidade, de não somente estar no Santuário de Olinda, mas por presenciar o milagre de cada dia na vida de muitas pessoas que foram alcançadas por esse Local escolhido por Nossa Senhora para ser um Tabor de Graças” Ederaldo Paulini
Foi uma experiência incrível
Foram dias de muito aprendizado e cuidado, para que eles pudessem transmitir um pouquinho do nosso carisma e vivenciar algumas atividades que existem no nosso Santuário. A Mãe cuidou perfeitamente de tudo e conseguiu tocar nos corações dos rapazes. Foi uma honra ajudar e principalmente, aprender. Aprender bastante, pois não tinha conhecimento de produção jornalística de programa televiso.
Veja mais fotos
Assista a Reportagem
* Taciana pertence à Liga Feminina de Schoenstatt, em Recife