O Papa Francisco se comove ao suplicar à Maria Imaculada pela paz na Ucrânia
“No meio de tantas nuvens escuras és um sinal de esperança e de consolação”. Assim rezou o Papa, aos pés da Imaculada, no monumento que lhe é dedicado, na Praça Espanha, no centro de Roma. Esse momento de oração junto a essa imagem, é uma tradição mantida pelo Papa Francisco. Mas, nesse 8 de dezembro de 2022, a caminho para a praça, o Papa chega, antes, aos pés de Nossa Senhora, venerada com o título Salus Populi Romani (Salvação do Povo Romano), na Basílica Santa Maria Maior. Nesse local, o Papa costuma trazer flores para Maria e rezar pela Igreja, em todo o mundo.
És sinal de esperança e de consolação
Na Praça da Espanha, estavam presentes as autoridades municipais, o cardeal vigário de Roma e uma multidão de turistas e de romanos, que vieram rezar junto, O Papa recorda que é a primeira vez que vem para essa oração, depois da pandemia e, aos pés da Imaculada, ele reza que está ali trazendo a gratidão e a súplica de todos os filhos, de perto e de longe: “hoje gostaria de lhe trazer o agradecimento pela paz que há muito tempo pedimos ao Senhor. Ao invés, ainda devo lhe apresentar a súplica”. Além da gratidão e súplica, “Antes de mais nada, trago-lhe o amor filial de incontáveis homens e mulheres, não apenas cristãos que têm a maior gratidão por ti, por tua beleza, toda a graça e humildade, porque no meio de tantas nuvens escuras és um sinal de esperança e de consolação,” continuou.
O Papa Francisco diz para a Imaculada que lhe traz também o sorriso das crianças, que começam a saber que têm uma Mãe no Céu; a gratidão dos idosos; as preocupações das famílias; os sonhos e as ânsias dos jovens. Pedindo a Maria especialmente “pelos que foram mais afetados pela pandemia, para que lentamente recomecem a agitar e abrir suas asas e que recuperem o gosto de voar alto”.
Pela paz na Ucrânia
Na parte final de sua oração, o Papa chora ao recordar a guerra na Ucrânia:
“Virgem Imaculada, hoje gostaria
de lhe trazer o agradecimento do povo ucraniano
pela paz que há muito tempo pedimos ao Senhor.
Ao invés, ainda devo lhe apresentar a súplica
das crianças, dos idosos
dos pais e das mães, dos jovens
daquela terra martirizada.
Mas na realidade todos nós sabemos
que estás com eles e com todos os que sofrem,
assim como estiveste ao lado da cruz do teu Filho.
Obrigado, nossa Mãe!
Olhando para ti, que és sem pecado
podemos continuar a acreditar e esperar
que o amor vença o ódio
que a verdade vença a falsidade,
que o perdão vença a ofensa,
e que a paz prevaleça sobre a guerra. Assim seja!”.
Fonte: VaticanNews