Ana Cláudia Pereira* – Você já conhece o monumento em homenagem a João Luiz Pozzobon, em São João do Polêsine/RS? A estátua, que representa o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, está localizada em uma praça que também leva o nome do diácono e foi inaugurada no último mês de outubro.
Construída na cidade em que João Pozzobon nasceu, a escultura tem o objetivo de homenageá-lo, por todos os quilômetros percorridos para levar às famílias a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Por isso, o diácono está retratado como o vemos nas fotos: caminhando e levando a imagem da Mãe e Rainha sobre os ombros.
Humberto Pozzobon, 80 anos, filho mais novo do diácono, esteve presente na cerimônia de inauguração do monumento. Na ocasião, ele afirmou: “Nosso pai foi um homem muito dedicado ao serviço de fé. Ele caminhou milhares de quilômetros para falar sobre a Mãe Peregrina, construiu casas a quem precisava e visitou muitas escolas e famílias. É certamente um grande reconhecimento no município em que ele nasceu”.
Essa é a segunda estátua em homenagem ao Servo de Deus João Pozzobon construída no Brasil. Em 2021, houve a inauguração de uma escultura em tamanho real do fundador da Campanha da Mãe Peregrina, junto ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns/PE.
Processo de beatificação
Atualmente, o diácono João Pozzobon está em processo de beatificação. De acordo com o Pe. Marcelo Aravena, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt e vice postulador da causa de beatificação, a documentação necessária está no Vaticano, na Congregação para as Causas dos Santos.
O material foi reunido por uma comissão da Arquidiocese de Santa Maria/RS, onde o candidato à beatificação viveu, trabalhou e desenvolveu sua atividade apostólica. Agora, na fase vaticana, a documentação será estudada para a elaboração da posicio, uma biografia abreviada da vida do Servo de Deus.
O processo ficou interrompido no período de pandemia e foi reativado recentemente. “Isso também foi dito em comunicado do arcebispo de Santa Maria/RS, Dom Leomar Brustolin, que esteve em Roma, com o Papa Francisco no mês de agosto, durante a visita “Ad Límina Apostolorum”. Ele pediu para que nós acelerássemos o processo de João Pozzobon, há muito interesse, pois se tudo caminhar bem, João Pozzobon será o primeiro diácono permanente beatificado na história da Igreja”, ressalta Pe. Marcelo Aravena.
Possível milagre
Na Arquidiocese de Santa Maria/RS, está em fase de encerramento a pesquisa e estudo sobre o possível milagre realizado pela intercessão de João Pozzobon: a cura milagrosa, sem explicação científica, de um senhor que estava doente, após sua esposa recorrer à intercessão do Servo de Deus. Caso a posicio seja aprovada na fase vaticana, o milagre entrará na fase final do processo de beatificação.
Nós podemos contribuir para a beatificação de João Luiz Pozzobon, lendo sobre ele (sugestão de livro: “Herói hoje, não amanhã”), divulgando sua vida, pedindo sua intercessão e tendo-o como amigo espiritual e companheiro e caminhada.
(Com informações de Diário SM e site da Campanha da Mãe Peregrina)
*Ana Cláudia Pereira é schoenstattiana e colaboradora da Comunicação Oficial
Muito lindo e merecido! Deus abençoe
É uma relação linda entre a canção Nova e a mãe Rainha três vezes admirável de schoenstatt, uma grande aliança de amor.👏👏🙏🏾🙏🏾🙏🏾