Ana Cláudia Pereira* – O “Natal ao Vivo”, em Araraquara/SP, chegou a sua 14ª edição neste ano. O evento, que acontece desde 2009, reuniu cerca de 300 pessoas junto ao Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, no sábado, 10 de dezembro. Com o tema “Natal: Luz e Esperança”, a vivência convidou os participantes para “irem a Belém” e presenteou-lhes a oportunidade de contemplar a noite de Natal.
Os visitantes reuniram-se no jardim do Santuário, para meditar sobre o modo como Jesus veio morar entre nós, por meio da representação dos personagens que compõem o presépio.
Uma graça especial
O casal Beatriz e Leandro Yokoo representaram Maria e José a procura de um lugar para o nascimento do Menino Jesus. Beatriz conta que ela e o esposo já personificaram a Sagrada Família “Natal ao Vivo” em edições anteriores. “No ano passado, surgiu o pedido da Ir. M. Gislaine para que representássemos, na vivência de Natal, Maria e José à procura de um abrigo para o nascimento de Jesus. Então, usei uma ‘barriga falsa’ de grávida. Naquele ano, já estávamos tentando ter o nosso bebê, mas parecia que ainda não era o momento certo”, recorda.
Na edição deste ano, o convite para representar Maria e José foi portador de uma graça especial, pois o casal está à espera do pequeno Matias, que nascerá em janeiro. Assim, além de encantar os participantes ao encenar o “Natal ao Vivo”, Beatriz e Leandro também receberam bênçãos para sua missão enquanto casal.
“Como participantes da Liga de Famílias de Schoenstatt, temos o ideal de sermos uma nova Família de Nazaré no meio do mundo. Participar desde momento da encenação do Natal, com nosso pequeno ‘Menino Jesus’, aqui dentro da barriga, nos causou uma imensa alegria e foi um sinal de que podemos salvar muitas famílias, também com nosso exemplo. Não um exemplo de família perfeita, porque essa é só a Sagrada Família mesmo, mas de uma família que se esforça sempre mais para servir a Deus e ser um instrumento nas mãos de nossa querida Mãe”, considera Beatriz.
O Santuário: uma nova Belém
A Família de Nazaré, após o nascimento de Jesus, foi personificada por Guillherme e Marina Ambrosio, dando vida a Maria e José, a pequena Cecília Ambrosio e o irmãozinho Joaquim Ambrosio representaram o Menino Jesus e seu anjinho.
Além dos personagens que se prepararam previamente, os visitantes também puderam participar da vivência, escolhendo a figura a que desejavam dar vida e vestindo-se com as roupas disponíveis. “Os animais soltos pelo gramado também cumprem seu papel, alegrando tudo ao redor, juntamente com as crianças, que são as que mais se divertem, vestindo-se de anjos para viverem o Natal de Jesus”, aponta a Ir. M. Gislaine Lourenço que conduziu o momento, junto da Ir. M. Carmen Zenovello.
Para Ir. M. Gislaine, o “Natal ao Vivo” torna o Santuário uma nova cidade de Belém. “Dar continuidade a essa riqueza é levar a esperança, o amor, a fé, a luz que dimana do presépio. É ajudar nossas crianças, adolescentes e jovens a criarem memórias. É reunir a família para celebrar o amor. É tornar o Santuário uma nova Belém para as pessoas sedentas da presença de Deus”, reforça.
Uma tradição que se mantém
O “Natal ao Vivo” aconteceu por anos consecutivos, de 2009 a 2019. Em 2020, por conta da pandemia, não foi possível realizar o evento localmente no Santuário. Mas, as famílias foram convidadas a celebrar a data em casa, de maneira mais especial.
No ano passado, 2021, a edição aconteceu de maneira restrita, pois foi montado o presépio vivo, com seus personagens e o evento não pôde ser aberto ao público geral. Neste ano, foi possível retornar à forma original.
O “Natal ao Vivo” de 2022 teve início com a Santa Missa. Em seguida, a vivência teve lugar no jardim do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa. O Conjunto Instrumental Uniara embelezou o momento, fazendo parte de toda a encenação, alternando entre a contemplação e a sonoridade dos hinos ali apresentados.
Neste dia, também foi aberto o Bazar de Natal, com peças artesanais feitas por senhoras que doam seu tempo e talento em prol do Santuário e enriqueceram ainda mais este momento de preparação para a celebração do nascimento do Senhor.
Hoje, 17 de dezembro, haverá mais uma edição do Natal ao vivo e você pode participar, indo até o Santuário, em Araraquara.
Veja mais fotos
Fotos: Pascom Santuário Araraquara
Algumas informações: https://schoenstattararaquara.com.br/natal-sinal-de-luz-e-esperanca/
*Ana Cláudia Pereira é schoenstattiana e colaboradora da Comunicação Oficial