Consenso da Família de Schoenstatt do Brasil em assumir o Ideal Tabor
Pe. Vandemir Jozoé Meister/Ir. M. Nilza P. da Silva – Para os dias atuais, quando falamos sobre o Ideal Tabor, torna-se evidente que é o Ideal de toda a Família de Schoenstatt do Brasil. Isso deve-se a um longo processo histórico e pedagógico, tendo vários marcos importantes. Mas, é somente em 1985, durante o Centenário de Nascimento do Pe. Kentenich, é que sob a representação das duas maiores instâncias da Família de Schoenstatt no Brasil, a Presidência Nacional e a Central Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt proclamam o consenso da “Missão Tabor”.
O primeiro marco dessa missão é a vinda do Pe. José Kentenich ao Brasil, em 1947, a primeira de uma série de 10 visitas ao País. Nessa primeira visita, , entre os dias 17 de março e 8 de agosto, o Pe. Kentenich percorre as Filiais em que as Irmãs de Maria trabalhavam, na época. Ele trazia em seu coração um presente, cuja riqueza somente com o tempo a Família de Schoenstatt vai se dar conta. Como ele mesmo afirma, no dia 18 de março 1947 em Santa Maria/RS: “Vim para experimentar aqui as glórias da querida Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, mas, também para “preparar e expandir mais ainda a glorificação da Mãe de Deus”.
A Assistência Trinitária
É importante esclarecer que um ano antes de sua vinda ao Brasil, em 1946, o Pe. Kentenich já havia estruturado o Instituo das Irmãs de Maria, na Europa, em Províncias. A constituição das três províncias delas na América Latina acontece durante esta sua primeira visita à América do Sul, no Uruguai/Argentina e Chile. Para cada província ele, após um trabalho de estudo junto com as Irmãs, ele define um Ideal. Surge desse modo a assim conhecida Assistência Trinitária. Uruguai/Argentina: Nazaré: O Pai – Província Nazaré; Brasil: Cristo – Província Tabor; Chile: Espírito Santo – Província Cenáculo.
Assim surge o Ideal Tabor
No contexto da primeira visita do Fundador ao Brasil, no dia 20 de abril de 1947, no dia seguinte ao ato de entronização da imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt na Catedral de Londrina/PR, Pe. Kentenich anuncia o Ideal Tabor. Ele define esse acontecimento como “um novo documento de fundação” para a história da Família de Schoenstatt brasileira: A Mãe de Deus quer revelar aqui suas glórias, por meio de seu Filho. “Ela quer gravar novamente no mundo a face de Cristo”, disse o Fundador.
Percebemos no contexto histórico que, na definição desse ideal, somente as Irmãs de Maria com alguns dos primeiros schoenstattianos estavam presentes. Ainda não existia no Brasil toda a Família de Schoenstatt constituída, como conhecemos hoje com os Institutos, Uniões e Ligas. O processo de assimilação do Ideal foi acontecendo de geração em geração, sendo transmitido, principalmente, pelos Congressos de Outubros, nas reflexões dos grupos de vida, canções e também na Central Nacional de Assessores.
A Família de Schoenstatt assume o Ideal Nacional
Na preparação do Ano Centenário de nascimento do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, toda a Família de Schoenstatt estuda: Qual é a nossa missão nacional? No ano de 1984, acontece o Encontro Nacional da Família de Schoenstatt, junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria, para a conclusão desse estudo. A intenção é que a definição do Ideal Nacional seja um presente ao Fundador pelos 100 anos de seu nascimento. O resultado desse estudo possibilita o Consenso Nacional, no ano de 1985 (veja abaixo),
É importante destacar que esse estudo continuou, para se especificar melhor o conteúdo do Ideal Nacional. Assim, em 2006, acontece um importante dado no contexto do Ideal Tabor. A Central Nacional de Assessores reunida de 22 e 23 de novembro de 2006, explica: “Muito se tem falado do Ideal Tabor em nossa Família de Schoenstatt no Brasil. Muitos dos nossos cantos e orações e expressam criativa e vitalmente. Contudo, fomos percebendo sempre mais a necessidade de uma exposição mais direta, sistemática, simples e sintética, sobre os conteúdos específicos deste Ideal, tal como nosso Pai e Fundador o pensou.”
Elementos essenciais do Ideal Tabor
Então, nesse ano, a Central Nacional de Assessores apresenta uma síntese, sem a pretensão de ser definitiva em sua formulação, os quatro elementos essenciais do Ideal Tabor:
1. O Tabor bíblico
2. O Santuário, Tabor das glórias de Maria
3. Cristo, o Filho-Tabor
4.O Tabor, nossa missão.
Declaração Nacional
sobre a Missão da Família de Schoenstatt no Brasil
Aos onze dias do mês de dezembro de 1984, em Curitiba – PR, (Creche Cantinho do Sol), estiveram reunidos os membros do Presidium Nacional e da Central Nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil, a fim de tratarem, entre outros assuntos, o tema referente à missão específica da Família de Schoenstatt no Brasil.
1. Considerando que a missão do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil foi definida pelo próprio Pai Fundador, como Missão Tabor;
2. Considerando que a Missão Tabor é dada a mais ampla abrangência, de modo a incluir todos os demais correntes de vida suscitadas pelo Pai Fundador no e para o Brasil, todos os ideais dos Ramos da Liga Apostólica, das Uniões Apostólicas e Institutos Seculares instalados ou se instalarem no Brasil, e todos os desígnios e planos reservados pela Divina Providência à nossa Pátria; e todos os ideais de nossos santuários filiais;
3. considerando que estamos em pleno Ano do Centenário de nascimento de nosso Pai Fundador, e o consideramos “Ano Santo” de graças especiais.
4. considerando que é aspiração da Família de Schoenstatt no Brasil definir, como dádiva jubilar, a missão schoenstattiana brasileira: os abaixo assinados, representantes dos vários Institutos Seculares, Uniões Apostólicas e Ligas Apostólicas, estabelecidas no Brasil, aceitamos e definimos a “Missão Tabor” (sem maiores especificações de conteúdo e expressões), como missão confiada a toda a Família de Schoenstatt do Brasil, pelo próprio Pai Fundador, o Padre José Kentenich.
A Família de Schoenstatt no Brasil, presente às festividades do Centenário de nascimento de seu Pai Fundador, torna público este documento, ao mesmo tempo que confia a realização de sua missão aos cuidados de seu Fundador e das graças do Santuário original.
Declara-se agradecida e feliz com esta missão e promete envidar todas as forças para que ela seja realizada do modo mais Belo e perfeito possível.
Os Brasil, Ano do Centenário de nascimento
de nosso Pai Fundador, 1985.
Veja aqui em PDF