Ir. M. Nilza P. da Silva – Hoje, celebramos 125 anos do nascimento de José Engling, a que nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, denominou como “Documento de Fundação” vivido.
Esse nosso irmão mais velho, como é também conhecido, nasceu em Prosity, um vilarejo que pertencia à Alemanha e agora pertence à Polônia, em 5 de janeiro de 1898. Viveu ali, com sua família, até entrar para o seminário dos palotinos. Ali nosso Pai e Fundador tornou-se seu diretor espiritual, até sua morte, em 04 de outubro de 1918. Ele não estava presente no dia da Fundação, em 18 de outubro de 1914, mas, foi introduzido na Aliança de Amor, com todo o seu conteúdo, pelo seu diretor espiritual e seus colegas congregados.
Casa e escola disponíveis para acolher
Em 2021, um grupo da Obra de Schoenstatt adquiriu como propriedade a casa em que ele nasceu e viveu sua infância, bem como a escolinha onde estudou seus primeiros anos. “São locais históricos que podemos visitar e onde podemos até nos hospedarmos”1. Na escola, durante o ano foram hospedadas algumas famílias ucranianas, no entanto, elas retornaram ao seu pais e o espaço, embora necessitado de melhorias, está disponível para hospedagens e eventos.
Um altar da MTA em sua casa
Na paróquia de Prosity havia um local dedicado â Mãe e Rainha, com um altar semelhante aos que há nos Santuários. Esse altar foi cedido para a Família de Schoenstatt e, em 15 de agosto, foi entronizado onde era a dispensa na casa da família Engling. Ali a Mãe de Deus presenteia aos visitantes suas dádivas de graças. É “santuário dentro de casa e, portanto, com uma sala de estar onde as pessoas podem se sentir totalmente em casa”, diz Alicja Kostka, vice-postuladora do processo de beatificação de José Engling.
Clique aqui para mais informações
1 schoenstatt.com
Como é bom conhecer mais um pouco da história de José Engling. Temos muito que melhorar para servos verdadeiros fiéis desta magnânima obra.