Suellen Figueiredo – O inicio de 2023, para alguns membros da Família de Schoenstatt e peregrinos, em Olinda/Recife/PE, não foi com a tradicional vista do mar e pés na areia. Neste ano, o Santuário Tabor da Nova Evangelização abriu suas portas, para a realização da Santa Missa de Reveillon. Todos aqueles que desejassem, poderiam estar no Santuário na virada do ano. O Pe. Vitor Possetti, reitor do Santuário, conta como surgiu a ideia:
Virar o ano em Família e em espírito de oração
“Ao saber que já havia acontecido, no Santuário, uma vez, uma experiência parecida, tive o desejo de fazer uma proposta religiosa, considerando a beleza do Monte Tabor, de onde se pode ver os fogos das praias de Olinda e Recife. Mas, a ideia ficou guardada no coração. Numa confraternização de fim de ano, a ideia tomou corpo. A intenção era passar a virada do ano em família, consagrando à Deus e à Mãe de Deus todo o vivido durante o ano que passou e tudo o que viveremos no ano novo. Virar o ano em família com Jesus e Maria, em espírito de oração.”
O convite foi feito e logo muitas pessoas se animaram com a ideia, de poder ver a chegada de 2023 na casa da Mãe. A celebração teve início as 22h30min e encerrou com a benção do Santíssimo às 00h.
Uma experiência de Família e de unidade
Nem a ameaça de chuva, que durou todo o dia, afastou aqueles que desejavam estar na celebração. Havia com grande público, calcula-se cerca de 300 pessoas, e emocionou aqueles que decidiram estar ali, como conta a Ana Cristina e Edilson Miranda, da Liga de Famílias e responsáveis da Campanha da Mãe Peregrina:
“Neste ano vivenciamos uma experiência linda, um sonho realizado: passar a virada do ano na casa da Mãe Rainha. É o lugar onde durante todo o ano entregamos nossos corações, nossas alegrias, nossas preocupações, nosso capital de graça. Participamos da Santa Missa, agradecendo todo o ano de 2022 e já entregando o 2023 aos cuidados dela. Depois, fizemos um momento de adoração. Em seguida da meia noite, houve o toque do sino e a benção do Santíssimo. Com certeza, este momento vai ficar marcado em nossas vidas.”
Após a celebração, os presentes puderam participar de uma ceia partilhada. Cada um trouxe um alimento e, juntos em uma única mesa, partilharam a comida e bebida. Uma experiência de Família e unidade.
Uma experiência que veio para ficar
A experiência foi tão boa, que o próximo réveillon no Santuário já está garantido. É o que já adianta o Padre Vitor Possetti: “A experiência foi muito especial. Havia muito mais gente do que imaginávamos. É um sinal da sede do povo, em virar o ano com espírito religioso e em comunidade. Foi especial ver famílias que costumam passar na praia ou em casa decidirem dessa vez passar a sombra do Santuário. Ou pessoas que há muito tempo não viviam uma festa de réveillon ou a muito passam sozinhas. Pobres, ricos, membros dos Ramos de Schoenstatt e peregrinos. Inclusive pessoas que não costumam vir ao Santuário, mas estavam buscando algo assim. Todos trazendo algo pra partilhar na ceia e o coração aberto para uma experiência nova de fé.
Houve a Missa, adoração, toque dos sinos e benção do Santíssimo as 00:00hs. Houve também o brinde, vendo os fogos de artificio, e a Ceia partilhada, com música e até karaokê no final. É uma experiência que veio pra ficar. Se Deus, quiser 31 de dezembro de 2023 temos encontro marcado na casa da Mãe.”
Fotos: Acervo do Santuário