No Vídeo do Papa de janeiro, preparado pela Rede Mundial de Oração do Papa, o Papa Francisco propõe aos educadores que “acrescentem um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade”. Ele os convida a “serão criadores de comunidade” e reza para que sejam “testemunhas confiáveis, ensinando a fraternidade ao invés do confronto”. Porque um educador, afirma o Papa, faz muito mais do que ensinar matemática, geografia ou história: “é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida”.
A educação é um ato de amor
“Gostaria de propor aos educadores que acrescentem um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade.
A educação é um ato de amor que ilumina o caminho para que recuperemos o entendimento da fraternidade, para que não ignoremos os mais vulneráveis.
O educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida.
É alguém que sabe manusear bem três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos, em harmonia. E daí a alegria de comunicar.
E eles serão ouvidos com muito mais atenção e serão criadores de comunidade.
Por quê? Porque estão semeando este testemunho.
Ajudando especialmente os mais vulneráveis
Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando especialmente os jovens mais vulneráveis.”
Fonte: O Vídeo do Papa