Vinícius Cruz – O ano de 2023 começou com grandes graças no Santuário Tabor da Redenção da Família, no Rio de Janeiro.
Além de receber peregrinos de todos os Vicariatos da arquidiocese do Rio, de Niterói, da Dioceses de Petrópolis e de Nova Iguaçu, a primeira Missa da Renovação da Aliança de Amor, realizada em 18 de janeiro, acolheu pela primeira vez a imagem missionária de São Sebastião, que percorreu toda a cidade durante 13 dias. Momentos de fé, devoção e unidade que marcaram os corações dos fiéis.
Por volta de 14h, a imagem chegou no Tabor da Redenção da Família e seguiu para o interior do Santuário, onde o Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta rezou com os fiéis, que logo após veneraram a imagem do Mártir. Diversos Padres e Seminaristas também estiveram presentes.
Às 15h, foi celebrada a Santa Missa de Renovação da Aliança de Amor e, dentro da celebração, 14 candidatos ao diaconato permanente fizeram a profissão de fé e o juramento de fidelidade, tendo em vista a Ordenação Diaconal que ocorrerá no dia 21 deste mês.
Compromisso com a Aliança de Amor
Em sua homilia, Dom Orani encorajou os presentes a levarem adiante a espiritualidade de Schoenstatt. “Que possamos retornar para as nossas casas, nossas comunidades, reconfortados e renovados pelo nosso compromisso com a Aliança de Amor, para que nós possamos, dentro da espiritualidade da Mãe e Rainha, continuar o nosso trabalho de evangelização e de missão. A Mãe e Rainha entra em todas as casas para que nós possamos evangelizar todas as casas. Ela entra em nossa casa para que possamos anunciar Jesus Cristo, para que nós acolhamos Jesus Cristo”, enfatizou.
Alegria e gratidão
A Coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt do Vicariato Norte, Sônia Maria, disse que é um momento de graça renovar a Aliança de Amor com a Mãe. “Este ano, no Santuário Jubilar, fizemos com muita gratidão por tudo que seu coração materno nos alcança a cada dia! Me sinto muito feliz de um dia ter selado essa Aliança com a Mãe Rainha, na certeza de que ela nos ajuda no caminhar para Deus. São Sebastião veio ao nosso encontro pelas mãos suplicantes e incansáveis do nosso Arcebispo. Por onde passou, aumentou a fé do nosso povo do Rio de Janeiro”, afirmou ela.
Para a dirigente de Ramo da Liga das Mães, Mercedes Querol, o dia também foi de gratidão. “Celebrar a Festa da Aliança no Santuário é sempre um momento de graça, gratidão e renovação do ardor missionário. Neste dia 18 de janeiro, iniciamos o ano com muita alegria pois, desde cedo, às 9h, já iam chegando os peregrinos que, com entusiasmo, entravam no Santuário pra saudar nossa Rainha. O ponto alto do dia, a chegada da estátua peregrina de São Sebastião conduzida por nosso Cardeal Dom Orani, foi um momento forte de união para orar por nossa cidade pedindo paz, proteção e luz”, relatou.