As missões são um momento de doação e encontro com Deus
Arthur Correia – Dos dias 23 a 27 de janeiro, a Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) Nordeste realizou na comunidade Alto da Felicidade, em Itamaracá/PE, a Missão Cristo Tabor, uma ação evangelizadora que tem como principal objetivo propagar a Palavra de Deus para a população local. Esta iniciativa, coordenada pelo assessor do Jumas no Regional Sol do Tabor, Pe. Filipe Araújo, reuniu 11 jovens de diferentes cidades e estados do Nordeste. As missões também serviram para reavivar a vida espiritual dos jovens missionários e de toda comunidade, que possui uma forte influência outras denominações.
Como os primeiros cristãos
Durante cinco dias, em contato frequente com a Eucaristia e a Palavra de Deus, os missionários estavam preparados para ir por toda comunidade e, assim como nos primórdios da Igreja, anunciar o Evangelho a toda criatura. Também houve oficinas na capela Mãe e Rainha: para crianças, com catequese e brincadeiras; e oficina para adultos, com relatos e testemunhos, sendo mais uma forma de evangelizar.
Entrega e transformação
Além disso, em comunhão com todo o Jumas Brasil, os missionários seguiram motivados pelo lema nacional do ano: “Ousados com Cristo, Brasa que Incendeia”, que frequentemente era recordado e vivido nos momentos de espiritualidade. Ainda que as missões sejam uma atividade de doação, nas quais se espera que a ação dos missionários gere frutos na comunidade, todos nós sentimos também um movimento contrário: nós saímos com o coração transformado e cheios de frutos para nossa vida espiritual.
De fato, as missões proporcionam para nós um encontro muito próximo com Deus, pois é nessa experiência que Ele se revela em detalhes, nas coisas mais simples, mas que muitas vezes permanecem invisíveis na vida cotidiana. Somente através de uma livre entrega e doação é que somos capazes de ver, ouvir e sentir Deus no próximo. Nesse ponto, as missões deixam de ser uma vivência somente dedicada aos outros, mas passam também a ocupar um lugar especial em nosso coração.
*Contribuição do Jumas Garanhuns/PE